Category Archives: Universidade

EERP tem menções honrosas no SIICUSP

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP recebeu quatro menções honrosas na vigésima quinta edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). O resultado foi divulgado no último dia 16.  Este ano, o SIICUSP aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro, na Cidade Universitária, em São Paulo. Realizado anualmente e promovido pela Pró-reitoria da USP, o evento divulga trabalhos científicos de alunos de graduação da USP e outras universidades. Desta forma, contribui para o conhecimento e promoção da pesquisa acadêmica, além de apresentar aos alunos, competências necessárias para a realização da pesquisa científica, por meio da interação entre pesquisadores de várias áreas do conhecimento.

Trabalhos premiados

Dos 20 trabalhos da área da saúde que receberam menção honrosa, quatro são da EERP.

  • Atuação de Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família Junto a Crianças e Adolescentes com Deficiência e a Questão da Inclusão Escolar, de autoria da aluna Giulliany de Freitas Biscassi e orientação da professora Luciane Sá de Andrade.

 

 

 

 

  • Acesso ao Teste do Pezinho Como Vigilância do Cuidado ao Recém-Nascido, da graduanda Beatriz Molina Carvalho e orientação da professora Maria Cândida de Carvalho Furtado.
  • Body Mapping Como Estratégia de Ampliação da Rede de Apoio Social em Mulheres, da aluna Jaqueline Lemos de Oliveira e orientação da professora Jacqueline de Souza.

 

 

 

 

 

  • Padronização das condutas quanto à tuberculose multirresistente no Brasil: análise documental, de autoria da aluna Juliana Masini Garcia e orientação do professor Pedro Fredemir Palha.

 

 

 

 

Estes trabalhos concorrerão na terceira etapa do SIICUSP, onde os melhores serão selecionados para fazer estágio no exterior. Para conferir a lista completa dos trabalhos selecionados para a próxima etapa, clique aqui.

Mais informações: compesq@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.

Mutirão de fisioterapia beneficia quase 200 pessoas em Ribeirão Preto

A iniciativa amplia as estratégias de atendimento e direcionamento dos pacientes que precisam de reabilitação física

Gibi e cartilha revelam riscos à saúde de pescadores

Dr. Fred Bernardes Filho na Colônia de Pescadores Z13 – Forte de Copacabana/RJ

Com o verão chegando, redobram os cuidados com excessos de exposição ao sol e a prevenção do câncer mais frequente em nosso país, o câncer de pele. Mas para algumas profissões, como os pescadores, esse cuidado deve se manter redobrado durante todo o ano.

USP em Ribeirão cria laboratório para geração de camundongos transgênicos

Foto: https://pixabay.com/pt/animal-mouse-experi%C3%AAncia-1554745

Serviço usa técnica Crispr-Cas9, a mais avançada “máquina molecular” de edição genética

Abertas inscrições para o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil

Até 1º de dezembro estão abertas as inscrições para o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil 2018 (PAPFE). As inscrições são para alunos que entraram na Universidade de São Paulo até 2017.