Seminário Internacional sobre Delinquência Juvenil

Na quarta-feira, dia 26 de outubro, a partir das 14h30, acontece o décimo Seminário Internacional sobre Delinquência Juvenil. Na programação, conferências com diversos temas, como Avances en la evaluación psicológica de los jóvenes infractores y violentos, Perfis psicológicos diferenciados em uma amostra brasileira de adolescentes em conflitos com a lei e Avaliação das intervenções Socioeducativas com adolescentes de um Programa de Liberdade Assistida de Ribeirão Preto. Além disso, haverá o workshop Acompanhamento Socioeducativo a adolescentes em conflito com a Lei: atividades de intervenção psicoeducativas.

Participará do evento, o professor catedrático de Psicologia do Departamento de Avaliação Personalidade e Tratamento Psicológico, Antonio Andrés Pueyo, da Universidade de Barcelona, na Espanha. Pueyo também é diretor do Grupo de Estudos Avançados em Violência (GEAV), diretor de mestrado em Psicologia Forense e Criminal e consultor sênior do Instituto de Psicologia Forense de Barcelona. Participou de diversos projetos, entre eles o desenvolvimento de técnicas e instrumentos de previsão para lidar com comportamento violento, a transição da prisão para a comunidade, a prevenção do crime e comportamento violento, os aspectos conceituais e metodológicos de avaliação de risco da violência juvenil e suas implicações para a prevenção do crime e a avaliação de risco multi-protocolo de violência contra as mulheres.

Além do professor Pueyo, a professora do Departamento de Psicologia,  Marina Rezende Bazon, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, também participará. Marina tem experiência em Pesquisa e Intervenção junto a grupos considerados em situação de risco psicossocial, especialmente crianças e adolescentes. Desenvolve projetos com crianças e adolescentes vitimizados, com adolescentes em conflito com a Lei e a intervenção psicossocial (psicoeducação), as características e trajetórias desenvolvimentais da delinquência juvenil, as tendências criminológicas e avaliação de programas. A professora é membro da Sociedade Brasileira de Psicologia e membro da International Society for Criminology (ISC).

A promoção é do Grupo de Estudos e Pesquisa em desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) do Departamento de Psicologia, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, da Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret e do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP).

O evento é gratuito e voltado para estudantes de psicologia e profissionais que trabalham com a de delinquência juvenil.  Será no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Periculosidade penal

No dia 25 de outubro, às 14h30, o professor Antonio Andrés Pueyo faz conferência sobre Avaliação da periculosidade penal e risco de violência. O professor vai abordar os elementos centrais da tecnologia preditiva baseada nos valores do risco de violência e também, nas aplicações à jurisdição penal, tanto de adultos, como de menores de idade. As inscrições devem ser feitas online até o dia 24 de outubro.

O evento é gratuito e aberto ao público. Será no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP), campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes 3900.

Mais informações: (16) 3622.4830 / (16) 3315.0368 ou pelo e-mail ocsamc@ig.com.br

Por: Gabriela Vilas Boas.