Workshop vai discutir recursos educacionais online ao redor do mundo

O Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias e Ambientes Educacionais (NPT), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, está com inscrições abertas para o décimo terceiro Workshop REA & MOOC, que será dia 11 de novembro.

MOOC é a sigla para Massive Open Online Course (Curso Online Aberto e Massivo, em português), são cursos gratuitos, online e com grande número de alunos – 10 mil ou mais. Já REA (Recursos Educacionais Abertos), são recursos educacionais de uso aberto, no formato de áudio, texto ou vídeo, e tem como proposta disseminar o acesso a educação ao redor do mundo.

O workshop contará com palestras e discussões, e trará diversas visões sobre a utilização dos recursos educacionais abertos no cenário mundial. Além de presencial, também será transmitido online, com possibilidade de interação. O link da transmissão será disponibilizado dois dias antes do evento, via e-mail, apenas para os participantes inscritos.

A primeira palestra, online, será às 9 horas, com a professora Carina Bossu, da Universidade da Tasmânia, que abordará os recursos REA/MOOC na Austrália. A segunda palestra, também online, será às 9h50, com Andreia Inamorato dos Santos, diretora científica da Comissão Europeia do Instituto de Estudos de Prospectiva Tecnológica (IPTS, em inglês), que falará sobre REA/MOOC na Europa. A terceira palestra “Comparando REA/MOOC no Brasil e EUA” será presencial, às 11 horas, com a diretora de educação à distância Jucimara Roesler, do Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG.

Além das palestras, o Workshop contará com apresentação de pôsteres relacionados ao assunto, e minicurso com o tema “Moodle para autores e tutores – Educação à distância na web 2.0”, gratuito para quem se inscrever no evento.

As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 9 de novembro. Já a submissão dos pôsteres para apresentação vai até 31 de outubro. Será no Anfiteatro Ivo Torres da FEARP, Avenida Bandeirantes, 3900, campus da USP de Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3315-3902, email dutra@usp.br ou pelo site http://www.npt.com.br/xiii-workshop/.

Por: Lívia de Oliveira Furlan