Professor britânico fala sobre novos tratamentos de Alzheimer

Dia 10 de novembro, às 9 horas, tem conferência sobre o tema Novas possibilidades para o tratamento da Doença de Alzheimer experimental: pesquisa e resultados da Interleucina 33, com o professor Foo Y. Eddy Liew (foto), da Universidade de Glasgow, Reino Unido.

Doença de Alzheimer- A Doença de Alzheimer é caracterizada pelo acúmulo de pedaços da proteína beta-amiloide em forma de placas que dificultam o contato entre as células neuronais e perturbam as funções fisiológicas do cérebro, incluindo disfunção sináptica e lesão neuronal.

Outra característica da doença é o mau funcionamento dos filamentos responsáveis pelo transporte de nutrientes das células neuronais, em decorrência da formação de emaranhados neurofibrilares que acabam torcendo ou rompendo os filamentos.

A junção desses dois fatores resulta em perda de memória, comprometimento da capacidade motora, dificuldades no raciocínio e prejuízo dos julgamentos.

Na conferência, o professor Liew explicará como a pesquisa desenvolvida pelo seu grupo de estudos conseguiu reverter grande parte dos sintomas do Alzheimer em ratos transgênicos, criados para desenvolver uma doença progressiva semelhante à Doença de Alzheimer, utilizando injeções diárias da proteína Interleucina 33 (IL-33).

O grupo de pesquisa observou que a IL-33, aparentemente, ativou as células imunes do cérebro, direcionando-as para as placas amiloides. Essas células, junto com a enzima neprilisina, rapidamente absorveram as placas. Os estudos mostraram também que além de reduzir as placas já formadas, a IL-33 ajudou a prevenir a formação de novas placas e emaranhados.

O evento é uma promoção do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) e Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.

A palestra será em inglês, as inscrições gratuitas devem ser feitas aqui. O evento será no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres, Bloco A, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

Por: Crislaine Messias, com informações do IEA-Polo de Ribeirão Preto