Oportunidade de bolsa na Alemanha

O governo da Alemanha está oferecendo bolsas de doutorado pelo programa One Health, da Universidade de Bonn em parceria com a Universidade em Ciências Aplicadas Bonn Rhein-Sieg e a Universidade das Nações Unidas.

As bolsas de doutorado são relacionadas ao desenvolvimento histórico e os atuais desafios de North Rhine-Westphalia (estado da Alemanha). A situação em North Rhine-Westphalia será comparada com três áreas metropolitanas urbanas: São Paulo (Brasil), Accra (Gana) e Ahmedabad (Índia).

Os candidatos às bolsas de doutorado pesquisarão uma das quatro cidades, porém irão comparar às dos outros países. A pesquisa deve ser a partir da perspectiva do One Health e abordar contexto interdisciplinar dos sistemas sócio-econômicos, sócio-ecológicos e sócio-políticos e suas transformações.

O estudo One Health and Urban Transformation – recognizing risks, developing sustainable solutions foi lançado em julho deste ano, e investiga as várias dimensões e transformações dos sistemas urbanos e o seu impacto na saúde humana, animal e ambiental, incluindo as conexões entre as áreas.

Podem participar alunos de doutorado de todas as Unidades da USP. Os trabalhos devem ser em inglês, submetidos até 23 de dezembro de 2016. Na USP, a pesquisa será apoiada pelos grupos de pesquisa Centro de Estudos das Organizações (CORS), coordenado pelo professor Alexandre Nicolella, e Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic), coordenado pelo professor João Luiz Passador, ambos da FEA-RP.

Mais informações pelo email nicolella@usp.br ou pelo link.

Por: Lívia de Oliveira Furlan