Livro de medicina da USP ganha 58º Jabuti

Hélio Rubens Machado, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é o mais novo ribeirão-pretano ganhador do prêmio Jabuti. Especialista em neurocirurgia pediátrica, Machado ficou com o primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde do 58º Jabuti pela publicação Tratado de Neurocirurgia.

Surpreso com a notícia por se “tratar de um conceituado e consagrado prêmio, mais conhecido com relação à literatura geral”, o professor acredita que é um grande estímulo aos autores de temas médicos.

A obra possui dois volumes com 197 capítulos distribuídos em mais de 2000 páginas ilustradas e coloridas. Cobre toda a neurocirurgia moderna e, adianta o professor Machado, “é a mais abrangente obra já produzida em nosso país”. Só o setor de neurocirurgia pediátrica, coordenado por Machado, possui 26 capítulos e compreende temas desde malformações congênitas até trauma, tumores, epilepsia, doenças da coluna vertebral da criança.

O professor diz que todos os assuntos referentes a doenças que necessitam de tratamento neurocirúrgico estão contidos no livro o que o torna indispensável a todos os neurocirurgiões para consultas frequentes. Mas não só esses profissionais poderão se beneficiar do livro. A linguagem “foi construída para ser compreendida por profissionais da saúde, uma vez que hoje a multidisciplinaridade é regra no cuidado com o paciente neurológico”.

Tratado de Neurocirurgia teve edição chefiada por Mario Siqueira, da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo, e contou com outros 15 editores associados. É uma publicação da Editora Monole, que comercializa o livro, mas pode também ser adquirido em outros sites especializados e em todas as livrarias que vendem livros médicos.

Hélio Machado é médico formado pela USP, com especialização em neurocirurgia pelo Collège de Médecine de Paris e pós-graduação em cirurgia pela FMRP. Atualmente é professor titular do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP e membro fundador da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica. Especialista em neurocirurgia, Machado dedica-se, principalmente, às malformações congênitas do sistema nervoso, cirurgia dos adenomas hipofisários e epilepsia infantil.

Mais informações: hrmachad@fmrp.usp.br

Por: Rita Stella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *