Concerto USP de Natal

Vão se apresentar projetos musicais da USP, aberto ao público e gratuito

No domingo, dia 11 de dezembro, às 16 horas, tem Concerto USP de Natal com a USP- Filarmônica, orquestra formada por alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e com o Coral da USP- Filarmônica.

Participarão também, o coral da USP Música-Criança de Ribeirão Preto, a orquestra da USP Música-Criança de São Joaquim da Barra e os alunos do Projeto Guri Regional de Ribeirão Preto e Franca.

No repertório: Allegro 9 do Método de Shinichi Suzuki, Cantatina de Natal de Edmundo Villa-Cortez, Mulher Rendera do folclore brasileiro, Salada com Mosquito de Rubens Russomanno Ricciardi com poema de Sylvio Ricciardi, Amado senhor do Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach, Noite Feliz de Franz Grüber, Aleluia do oratório O Messias de Georg Friedrich Händel e muito mais.

O evento tem na direção artística e regência o professor Rubens Russomanno Ricciardi, do Departamento de Música, da FFCLRP. Na regência Lincoln Reuel Mendes, Ladson Bruno Mendes e Mauro Madruga.

A promoção é do Departamento de Música da FFCLRP, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto (PUSP-RP) e do Projeto Guri com apoio do Ribeirão Shopping.
A entrada é gratuita e aberta ao público. Será no Centro de Evento do Ribeirão Shopping na Avenida Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540, no Jardim Nova Aliança, em Ribeirão Preto.

USP Música-Criança

O projeto USP Música-Criança têm dois núcleos, um em Ribeirão Preto, parceria entre o Departamento de Música da FFCLRP, a FMRP e a Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto. O outro, em São Joaquim da Barra, convênio da USP de Ribeirão Preto com a Casa do Menor Santa Lúcia, com apoio do Centro Cultural Alberto Nicolau.

O objetivo é descobrir o talento musical de crianças com idade entre 6 e 12 anos. No projeto, todos os participantes fazem aulas de coral e experimentam instrumentos, como violão e flauta, além disso, os alunos formam a orquestra sinfônica do USP Música-Criança.

Projeto Guri

Considerado o maior programa sociocultural brasileiro, o projeto Guri desde 1995 oferece a jovens de 6 a 18 anos cursos gratuitos de instrumentos de cordas dedilhadas, sopro, coral, tecnologia em música, teclado, luteria, percussão e iniciação musical. Podem participar jovens de 25 cidades das regiões de Ribeirão Preto e Franca.

O Polo ACIF-Franca foi fundado em 2002, atualmente tem como parceiro a Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF) e atende cerca de 800 alunos.

No concerto, vão se apresentar as crianças e adolescentes dos pólos de Ribeirão Preto e o Polo Associação do Comércio e Indústria de Franca (ACIF), em Franca.
Mais informações: (16) 3315-3136 e musica@ffclrp.br

Por: Giovanna Grepi.