USP Ribeirão tem estante itinerante de trocas

Se você tem livros, pastas, roupas, sapatos bijuterias, louças de cozinha, cortina, camisas de futebol, livros, dicionários, brinquedos, canetas, bolsas, CDs, DVDs e não usa mais, pode trocar na estante que ficará até fevereiro do próximo ano no Restaurante Universitário. A estante, itinerante, depois do Restaurante, passará por diversos lugares com grande circulação de pessoas. A estante itinerante teve início no fim de novembro e é organizada pelo Programa USP Recicla do campus local em parceira com as unidades e com o Restaurante Universitário.

A atividade visa que a comunidade faça o exercício da troca e, ainda, valorize o reuso dos objetos. “Numa sociedade do descartável e do consumismo de supérfluos, reaproveitar materiais se tornou uma forma de resistência e de educação junto aos adultos, jovens e crianças”, afirma Daniela Sudan, educadora do programa USP Recicla da Superintendência de Gestão Ambiental, campus de Ribeirão Preto (SGA-RP). A educadora lembra que a troca solidária de materiais, proporcionada por esta estante, ensina que nem tudo precisa ser trocado por dinheiro.

Dez estantes de trocas na USP Ribeirão

A primeira estante de trocas implantada no campus de Ribeirão Preto foi no próprio Restaurante, em 2003. Em 2006, a ação teve início na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), onde funciona até hoje.

Atualmente, o campus de Ribeirão Preto tem dez estantes permanentes que estão nas Escolas de Enfermagem (EERP) e de Educação Física e Esportes (EEFERP), nas Faculdades de Direito (FDRP), duas na Odontologia (FORP), na Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP), na Economia, Administração e Contabilidade (FEA-RP), na Ciências Farmacêuticas (FCFRP) e na Medicina (FMRP) e, ainda na sede da SGA-RP.

Além dos objetos trocados, na FORP a estante implantada na Clínica de Pacientes Especiais também troca solidariedade. “Nessa estante já foram deixadas cadeiras de roda e para banho, por exemplo, muito úteis para os pacientes da clínica”, conta Carolina Torres, vice-coordenadora da Comissão do USP Recicla na Unidade. Na FMRP, a Comissão Interna do USP Recicla prepara plantas em vasos de caixa de leite e colocam na estante, como forma de movimentar e dar visibilidade a atividade.

Por Giovanna Grepi

Foto: Arquivo Comissão USP Recicla da FMRP