Livro traz artigos sobre o agronegócio brasileiro

Foi lançado, no fim de 2016, o livro online Vai agronegócio! 25 anos cumprindo missão vitoriosa, 539 páginas, gratuito, de autoria do professor Marcos Fava Neves, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

Os artigos tratam de temas como agribusiness, mercados de alimentos e bebidas, exportação, bioenergia, política agronômica no Brasil, a agronomia em outros países do mundo, como China e Índia, além de um artigo analisando como pode ser o agronegócio nos próximos 25 anos.

Além de professor da FEA-RP, Fava Neves também é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da USP, e doutor em Administração pela FEA/USP.

O livro, que tem o apoio da empresa Ourofino e da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (CANAOESTE), reúne artigos escritos pelo professor durante seus 25 anos como engenheiro agrônomo e pesquisador na área do agronegócio.

Mudanças nos negócios

Uma das curiosidades nos artigos do livro de Fava Neves é sobre a relação entre o agronegócio e as padarias. O pesquisador fala sobre o novo papel das padarias, hoje “mini-supermercados de conveniência”, que se transformaram em mais um canal de vendas do agronegócio. “O negócio padarias está relacionado com a fabricação e comercialização de pães e acompanhamentos”. Dados já de 2006 apontavam que o setor representava, no Brasil, um faturamento de R$ 20 bilhões, sendo que 15% eram representados pela indústria dos alimentos. O artigo ainda traz modelos de padarias e suas respectivas características.

O livro pode ser acessado aqui.

Por: Lívia de Oliveira Furlan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *