Pesquisadoras estrangeiras e brasileiras discutem projeto multicêntrico sobre aleitamento em prematuros na EERP

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP recebe, entre os dias 22 janeiro e 3 de fevereiro, as pesquisadoras Fay Warnoc e Suzanne Hetzel Campbell, da University of British Columbia, Sonia Semenic, da McGill University, todas do Canadá, e Kerstin Nyqvist da University of Upsalla, da Suécia.

As pesquisadoras vão oferecer quatro palestras durante a visita, além de participarem de reuniões para discussão de projetos conjuntos entre a EERP e as instituições canadenses. As visitas participarão, junto com pesquisadores brasileiros do segundo Workshop do Projeto Multicêntrico “Aleitamento em prematuros: impacto da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) para unidades neonatais”, que será entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro.

Palestras

No dia 27 de janeiro, às 14 horas, o tema é “Emerging Trends in Academic Nursing: mobilizing knowledge for the next generation”, com a professora Suzanne Campbell, no Auditório I. Inscrições aqui.

No mesmo dia, às 16 horas, a professora Fay Warnoc vai conduzir a palestra “The Complex and multifaceted nature of stress: Novel approaches to measurement”, no Auditório I. Inscrições aqui.

Já no dia 3 de fevereiro, às 14 horas, terá a palestra “Cuidado centrado na família”, com a professora Kerstin Nyqvist, para se inscrever clique aqui. E às 15h30, conduzida pela professora Suzanne, a palestra “Current landscape of simulation research”, ambas na Sala Castor. Para se inscrever clique aqui.

As palestras são abertas ao público e gratuitas.

Projeto Multicêntrico

O Projeto Multicêntrico Aleitamento em prematuros: impacto da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) para unidades neonatais é coordenado pela professora Carmen Gracinda Silvan Scochi, da EERP, e avalia a efetividade do IHAC, que visa aumentar o início precoce da amamentação e a continuidade do aleitamento materno exclusivo em recém-nascidos, além de buscar melhorias para a proteção e apoio ao aleitamento materno em prematuros.

É um estudo multicêntrico porque avalia as iniciativas de cinco regiões do país, com a participação de dez hospitais. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Bill & Melinda Gates.

Mais informações: 16 3315-3411 (falar com Mariana ou Talita).

Por: Stella Arengheri.