Inscrições gratuitas para curso de Motricidade Orofacial

O curso é resultado da parceria entre as Faculdades de Odontologia e de Medicina de Ribeirão Preto, ambas da USP e traz benefícios para o Fonoaudiólogo e para o graduando em Odontologia

Proporcionar uma formação mais completa aos alunos graduados nas áreas de Fonoaudiologia e também aos alunos de Odontologia é o objetivo do curso de Aperfeiçoamento Motricidade Orofacial, oferecido numa parceria entre as Faculdades de Odontologia (FORP) e de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), ambas da USP.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pessoalmente até o dia 10 de fevereiro, na Secretaria do Departamento de Clínica Infantil da FORP, ou solicitar ficha de inscrição online pelo e-mail matheus@forp.usp.br.

O curso oferece duas vagas e os interessados devem apresentar curriculum vitae e cópias dos documentos pessoais, RG e CPF, além do certificado de conclusão do curso de Fonoaudiologia e comprovante do registro do Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Será de 7 de março a 8 de dezembro, com carga de 20 horas semanais, totalizando 600 horas. Os interessados serão escolhidos por meio de prova escrita, que será aplicada no dia 14 de fevereiro e análise do currículo e, se necessário, entrevista.

Dentre as atividades propostas aos participantes estão aulas teóricas, discussões de casos clínicos, atividades clinicas de avaliação, diagnóstico e terapia fonoaudiológica com crianças, adolescentes e adultos. Após finalizar o curso, os profissionais capacitados podem atuar em consultórios particulares, clínicas multidisciplinares, hospitais, entre outros.

Motricidade Orofacial

Criado há 10 anos, o curso de aperfeiçoamento já contribuiu para a formação de 20 profissionais. É promovido pela Faculdade de Odontologia em parceria com a Faculdade de Medicina, ambas do Campus USP de Ribeirão Preto. A iniciativa é dos professores José Tarcísio Lima Ferreira da FORP e Claudia Maria de Felício do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da FMRP.

Segundo a professora Claudia, a área Motricidade Orofacial integra o campo da Fonoaudiologia e estuda, pesquisa, avalia, colabora com o diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e também reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical.

Além da especialização para o Fonoaudiologo o curso oferecido pela FORP e FMRP é um diferencial para o graduando em Odontologia, segundo o professor Tarcísio. “Eu mesmo, já formado, me surpreendi quando comecei a trabalhar a ortodontia associada ao trabalho do Fonoaudiólogo. O ganho no tratamento é muito grande”, lembra o professor.

O professor Tarcísio ressalta, ainda, a importância de todo o trabalho multidisciplinar que é desenvolvido durante esse curso.  Na FORP, quando os alunos passam pela Ortodontia eles já saem com essa informação e conscientes da importância da multidisciplinariedade, o que será um diferencial na sua formação”, enfatiza.

Dia 17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial da Motricidade Orofacial, e segundo a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (Abramo) o intuito é que a comemoração colabore com a divulgação e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos profissionais dessa área que tem crescido gradativamente ao longo dos anos.

Por: Crislaine Messias