Saúde Sem Complicações na Rádio USP Ribeirão

Nesta terça-feira, 21 de fevereiro, a Rádio USP Ribeirão estreia o Saúde Sem Complicações.

O programa, que substitui o Saúde Feminina, tem também a missão de aproximar a comunidade externa tirando suas dúvidas sobre saúde e aceitando sugestões de temas.

Toda semana um especialista da área de saúde é convidado para falar sobre os mais variados temas. E o ouvinte pode participar pelo e-mail imprensa.rp@usp.br. Especialistas vão responder as dúvidas dos ouvintes de forma simples e acessível.

O primeiro convidado do Saúde Sem Complicações é o professor Fabrício Kitazono de Carvalho, da área de Odondopediatria e Odontologia em Pacientes Especiais, do Departamento de Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP.

O professor vai falar sobre doença celíaca, um assunto pouco conhecido pelas pessoas, mas, segundo especialistas, atinge uma a cada 200 pessoas em média, no Brasil.  Ela é caracterizada pela intolerância radical ao glúten. Causa inflamação grave no intestino e pode levar à desnutrição por má absorção de nutrientes. Ela é incurável e seu controle depende da eliminação do glúten da dieta. O professor Carvalho vai falar sobre o impacto da doença celíaca na cavidade bucal. Como o cirurgião-dentista percebe a doença na boca. Por meio de exames bucais a doença pode ser descoberta precocemente.

O programa Saúde Sem Complicações vai ao ar às terças feiras, às 13h, na Rádio USP Ribeirão, em 107,9 MHz. Produção e apresentação Mel Vieira, trabalhos técnicos Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana, direção Rosemeire Soares Talamone.

Por: Rosemeire Soares Talamone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *