Ações solidárias marcam a recepção dos calouros na USP Ribeirão em 2017

A Semana de Recepção aos Calouros na USP será de 6 a 10 de março e, em Ribeirão Preto, as ações solidárias vão marcar a chegada dos novos alunos. Atividades como: corte solidário de cabelos, passando por doação de sangue, arrecadação e distribuição de alimentos, livros, brinquedos e kits de higiene, além de orientação de saúde bucal para idosos, vão movimentar a semana.

Nas oito unidades de ensino haverá apresentação da direção, dos cursos, das entidades acadêmicas, palestras, especialmente sobre segurança no campus, com informações sobre o aplicativo de segurança na USP e sobre o Programa USP Recicla, com entrega das canecas.

A Comissão para Apurar Denúncias de Violência contra Mulheres e Gênero no Campus de Ribeirão Preto também marca presença em várias unidades, para falar sobre o trabalho da comissão e como denunciar.

Conheça as principais atividades de cada Unidade e clique na programação para conhecê-las na íntegra.

Escola de Educação Física (EEFERP)

Na Escola de Educação Física, no dia 7 de março, às 10 horas, os calouros vão conhecer o Hemocentro de Ribeirão Preto e saber da importância de doar sangue e as atividades do Centro de Voluntariado Universitário de Ribeirão Preto. No dia 10 de março, a partir das 10 horas, os calouros da EEFERP vão visitar uma instituição esportiva carente, onde participarão de atividades recreativas com os alunos e entregarão alimentos e material esportivo arrecadados durante a semana. Veja programação completa da EEFERP aqui.

Escola de Enfermagem (EERP)

Na Escola de Enfermagem, o destaque fica para a aula magna sobre Direitos Humanos, com o professor José Gregori, ministro da Justiça entre 2000 e 2001 e atual presidente da Comissão de Direitos Humanos da USP. No dia 9 de março, às 8 horas, os calouros ficam por dentro da doação de sangue e de medula óssea. E no dia 10 de março, às 13 horas, tem atividade social de arrecadação de leite para doação à Casa Caio, residência inclusiva em Ribeirão Preto para crianças e adolescentes. Veja programação completa da EERP aqui.

Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP)

Na FCFRP, dia 6 de março, às 8h30, haverá palestra com a diretora da Unidade, professora Maria Vitória Lopes Brada Bentley, sobre Farmácia-Bioquímica: história, atuação profissional e perspectivas futuras, seguida de palestra com a professora Suely Vilela, reitora da USP entre 2005 e 2009 e atual Secretária da Educação do Município, que falará sobre USP e a Universidade do século XXI. Na Farmácia também haverá apresentação de projetos sociais, dia 7/3, às 14 horas, e plantio de uma árvore símbolo da turma, no dia 10 de março, às 9 horas, no Horto Medicinal da FCFRP. Veja programação completa da FCFRP aqui.

Faculdade de Direito (FDRP)

A Faculdade de Direito recebe a professora Patricia Iglesias, Superintendente de Gestão Ambiental da USP, para a aula inaugural, no dia 6 de março, às 11 horas. No dia 8 de março, às 17 horas, a Unidade promove Teatro em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Veja programação completa da FDRP aqui.

FEARP

Na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP), destaque para aula magna com o professor Fernando Haddad, do departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Haddad vai falar sobre “Gestão Pública e Inovação”. Haddad é advogado, formado pela USP, onde também obteve o mestrado e o doutorado. Foi ministro da Educação, de 2005 a 2012 e Prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016. A palestra será dia 8 de março, às 19 horas, no Anfiteatro Ivo Torres.

Na FEARP também haverá feira informações sobre bolsas de estudos, intercâmbio, estágios, programas sociais e participação nas entidades estudantis, além da ação social organizada pelo Centro Acadêmico para arrecadação de alimentos que serão doados à instituição social. O Centro de Voluntariado de Ribeirão Preto promove visita à Casa Alvorada, que trabalha com crianças entre 2 e 6 anos de idade, para inserir os calouros na realidade social de trabalho voluntário. Veja programação completa da FEARP aqui.

Faculdade de Filosofia (FFCLRP)

Na Filô, os calouros chegam doando itens de primeiras necessidades para idosos e são recebidos com música, a partir das 9 horas, no dia 6 de março. No dia 10 de março, a partir das 9 horas, os alunos da Informática Biomédica serão convidados a doar sangue no Hemocentro de Ribeirão Preto e, às 14 horas, os alunos do curso de Matemática Aplicada a Negócios participam de Torneio Esportivo. Ainda no dia 10 de março, às 19 horas, os alunos do curso de Pedagogia participam de aula sobre Feminicídio.  Veja a programação completa da FFCLRP aqui.

Faculdade de Medicina (FMRP)

A Faculdade de Medicina recebe seus novos alunos com palestra sobre Direitos Humanos, com a professora Elisabeth Meloni Vieira, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da FMRP, no dia 6 de março, 9 horas.  No dia 8 de março, às 17h45, alunos de todos os cursos da Unidade farão foto da turma nas escadarias do Prédio Central.  No mesmo dia, a partir das 18 horas, tem festa de integração entre calouros, veteranos, professores e funcionários, com apresentação musical, de poesia e dança. No dia 9 de março, às 15h30, os novos alunos do curso de medicina recebem, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), o Código de Ética do Estudante de Medicina.  Veja programação completa da FMRP aqui.

Faculdade de Odontologia (FORP)

Na chegada dos calouros, dia 6 de março, a partir das 9 horas, a FORP lança as campanhas solidárias de arrecadação de roupas e livros, e de cabelo humano, destinados ao Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, envolvendo professores, funcionários e alunos. No dia 9 de março, às 15 horas, os calouros visitam o Asilo Lar dos Velhos da Igreja Presbiteriana, para orientação sobre manutenção da saúde bucal em idosos. No dia 10 de março, às 8 horas, os calouros visitam o Hospital de Retaguarda Francisco de Assis, para entrega de cesta básica. E, às 9h30, a Creche CRECEI – Reverendo Napoleão Pereira Lins, para distribuição de kits de higienização e ensino de higiene bucal para crianças. No mesmo dia, às 11 horas, acontece a campanha “Corte solidário”, com arrecadação de cabelo humano para confecção de perucas para os pacientes do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto.

Veja a programação completa da FORP aqui.

Por: Rosemeire Soares Talamone, com informações das Unidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *