Migração e envelhecimento populacional é tema de palestra

No dia 24 de março, às 13h30, tem o seminário Migração e envelhecimento populacional: desafios contemporâneos. De acordo com os organizadores, o seminário vai abordar a questão da migração de trabalhadores mais velhos com grande capital humano acumulado; a migração de filhos que podem deixar os pais idosos em situação de vulnerabilidade; a inserção de idosos no mercado de trabalho; e as demandas por um novo olhar sobre a flexibilidade da jornada.

São convidados a professora Cynthia Soares Carneiro, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP; Igor José de Renó Machado, pesquisador do Centro de Estudos de Migração Internacional da Universidade Federal de São Carlos; e Carlos Barros, psicólogo e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Migrações da Universidade de Lisboa.

Entre os temas das palestras estão: Migrações e deslocamentos humanos: impactos do envelhecimento da população; Compreender as migrações: solidariedade entre gerações em famílias transnacionais; e Entre Estado, mercado e família: trabalhadores migrantes e prestação de cuidados para pessoas mais velhas.

O evento é organizado pela professora Carla da Silva Santana da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo de Ribeirão Preto e Rádio USP Ribeirão Preto.

As inscrições podem ser feitas aqui ou pelo telefone (16) 3315-0368. As inscrições custam R$5,00 para idosos e estudantes e R$10,00 para os demais interessados. O pagamento deverá ser feito na entrada do evento, que será no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTIRP) campus USP Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais informações: (16) 3315 0368

Por Giovanna Grepi, com informações  do IEA-RP