Formar líderes em saúde

A professora Carla Ventura da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP foi selecionada para participar do Programa Líderes em Equidade em Saúde. Iniciativa da Universidade George Washington dos Estados Unidos, o programa incentiva a formação de líderes globais para fortalecer a igualdade na saúde nos Estados Unidos e no mundo.

Carla está entre os 15 pesquisadores contemplados para o trabalho internacional, selecionados entre 200 inscritos de várias partes do mundo. São 11 norte-americanos e outros 3, de Uganda, Índia e Filipinas, além da brasileira Carla Ventura, com a incumbência de construir e colocar em prática conhecimentos e habilidades para realizar mudanças nos sistemas de saúde.

Durante esse ano, os participantes terão que acompanhar um conteúdo online e ainda, participar de encontros quinzenais, com a apresentação de professores e dos alunos para discutir os assuntos referentes ao programa. Ainda terão três encontros presenciais, dois nos EUA, na George Washington University, e um na University of Global Health Equity em Kigali, Rwanda.

A professora conta que sua participação teve como resultado o projeto “Liderança e Mobilização Social: fortalecendo a participação social, cidadania e equidade em saúde”, que é uma parceria do Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES), a Liga de Direitos Humanos e Saúde (LIDiHuS), alunos de graduação, todos da EERP e, ainda, professores e alunos de uma escola de ensino médio de Ribeirão Preto. “A proposta do Projeto é formar, dentre os alunos da EERP, líderes em equidade em saúde que realizarão intervenção na comunidade, com o objetivo de formar outros líderes em equidade em saúde. Após o ano de curso, os selecionados irão participar da formação de outros líderes e comporão uma rede de pesquisadores e lideranças nesta área.”.

O Programa Líderes em Equidade em Saúde é oferecido pelo Health Workforce Institute do Milken Institute School of Public Health/George Washington University, com apoio da Atlantic Philanthopies.

Mais informações: caaventu@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.