USP Ribeirão recebe eventos sobre criminologia

No dia 25 de abril, às 15 horas, será realizada a conferência Políticas criminais de segurança com o professor Gustavo Noronha de Ávila da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e  Carla Sofia de Freitas Lino Pinto Cardoso da  Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), Portugal.

O professor Noronha fala sobre as as condenações criminais equivocadas, com a perspectiva dos Innocence Projects que tem como objetivo libertar pessoas erroneamente submetidas ao cárcere. E a professora Carla, sobre os conceitos e o sentimento de insegurança, mostrando os estudos da Escola de Criminologia da Universidade portuguesa.

O evento que faz parte do segundo Seminário Internacional de Criminologia e as inscrições são online. Será no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP), no campus da USP em Ribeirão Preto, na Avenida Bandeirantes, 3900.

II Seminário Internacional de Criminologia

No dia 26, a partir das 8h, Ribeirão Preto recebe o segundo Seminário Internacional de Criminologia que conta com palestrantes nacionais e internacionais.  O evento busca difundir parâmetros fundamentados na produção científica para melhorar a compreensão do fenômeno do crime e dos sistemas de justiça e segurança.

Entre os convidados, os professores Cândido Mendes Martins da Agra e Carla Sofia de Freitas Lino Pinto Cardoso, ambos da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Portugal;  Victor Gabriel Rodriguez, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP; Gustavo Noronha de Ávila da Universidade Estadual de Maringá e da Unicesumar; e João Francisco de Brito dos Santos, do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde.

Os eventos são promovidos pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP) e Instituto de Estudos Avançados da USP Polo Ribeirão Preto, ambos da USP e Organização Comunitária Santo Antônio Maria de Claret. Com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.

As inscrições são online. Será no auditório da FDRP, no campus da USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais informações: (16) 3315-0368 ou pelo e-mail iearp@usp.br.

Por Giovanna Grepi