Boas–vindas aos calouros

USP Ribeirão prepara atividades para recepção dos novos alunos; integração e ações solidárias dão o tom da semana na USP, que conta também com o Disk-Trote 0800-0121090 e o chat de atendimento ao calouro no www.scs.usp.br/manualdocalouro

Ações solidárias e de conscientização, palestras, torneios, visitas monitoradas e eventos culturais são algumas das atividades programadas para a Semana de Recepção aos Calouros na USP de Ribeirão Preto, que este ano será entre os dias 23 e 27 de fevereiro. Os alunos serão recebidos pelos diretores, veteranos e ex-alunos das oito unidades de ensino. Em todas as Unidades haverá palestra sobre segurança e informações sobre o programa USP Recicla. No dia 25 de fevereiro, no período da manhã a calourada unificada reúne os novos alunos de todas as Unidades, para um café da manhã, no Restaurante Universitário.

Integração e ações solidárias

Na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), os novos alunos vão participar da tradicional cerimônia da boina, na quinta-feira, 26/2, 16 horas, enquanto os alunos da Fisioterapia vão visitar a Casa do Vovô, instituição de atendimento a idosos em Ribeirão Preto. Os calouros dos cursos de Nutrição e Metabolismo, de Ciências Biomédicas e de Informática Biomédica participam de palestras e fazem visitas a diversos locais do campus. Os da Terapia Ocupacional terão visitas monitoradas pelos setores de atuação dos alunos do curso, workshops e exibição de documentários.  Um torneio, o TICa FMRP, também vai integrar os novos estudantes, fortalecendo iniciativas sociais e “o respeito às diferenças e diversidades”. Além de doação voluntária de sangue, também na quinta-feira, 26/2, a partir das 8 horas, haverá visitas a instituições de caridade e entrega de doações de alimentos, livros e produtos de higiene. Os alunos serão divididos em grupos, ou casas, como são denominados, com 57 calouros e seis veteranos de cada um dos cursos. Durante a atividade, eles assumirão o compromisso de não consumir bebidas alcoólicas e praticar trote, proibido por Lei Estadual. Ao final, terá premiação aos participantes do torneio.

Direito e FEA-RP

Além da aula inaugural com o professor emérito Luiz Olavo Baptista, os alunos do Direto, vão saber mais sobre a formação do jurista no cenário contemporâneo, com o professor Marcos Bernardes de Mello. Na segunda-feira, 23/2, a partir das 12 horas, os calouros conhecem a APAE de Ribeirão Preto e na quarta e quinta-feira, 25 e 26/2, a partir das 14 horas eles participam de festa e sarau com os alunos da APAE.

Já na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP), as boas-vindas incluem apresentação da Unidade, do Núcleo de Empreendedores. No dia 25/2, quarta-feira, a partir das 14 horas, o Bixo Folia vai integrar calouros e veteranos com arrecadação de alimentos que serão doados a uma instituição da cidade.

FORP e Farmácia

A Faculdade de Odontologia (FORP) promove a campanha educativa Ação dos Calouros da FORP na Sociedade. A iniciativa terá arrecadação de alimentos no bairro Vila Tibério, na quinta-feira, 26/2, a partir das 8h45. Com esses alimentos serão montadas cestas básicas e doadas ao Hospital de Retaguarda Francisco de Assis, na sexta-feira, 27/2, às 8h30. Também haverá gincana entre calouros e seus padrinhos.

Os calouros da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFRP) serão recepcionados com palestras, passeios para conhecer o campus, atividades de integração entre veteranos e alunos, como show de talentos, gincanas, além de visita monitorada ao Museu Casa de Portinari, em Brodowski, na quarta-feira, 25/2, às 14 horas. A programação termina na sexta-feira, 27/2, às 9 horas, quando os novatos plantarão uma árvore, símbolo da turma.

Enfermagem, Educação Física e Filô

A Escola de Enfermagem (EERP) preparou uma caminhada de conscientização a favor da saúde com o tema, “Eu já sou Enfermagem, eu sou USP Ribeirão”, na terça-feira, 24/2, a partir das 16 horas, no CEFER, oficinas temáticas, atividade sociocultural de integração entre os calouros, veteranos e idosos da instituição Casa do Vovô, na quarta-feira, 25/2, a partir das 13h30.

Já os novos alunos do curso de Educação Física e Esporte (EEFERP) podem se preparar para uma maratona de atividades: brincadeira de caça ao tesouro; palestras sobre doação de sangue, voluntariado e mercado de trabalho; visitas a instituições esportivas; parques e centros poliesportivos; integração com veteranos e entrega de alimentos e material esportivo a uma instituição esportiva carente, na sexta-feira, 27/2, a partir das 9 horas.

Já na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) organizou atividade de integração, palestras e visitas monitoras nos departamentos da Unidade.

Mais informações: (16) 3315.4114

Por: Serviço de Comunicação Social da PUSPRP