FMRP procura voluntários com surdez

O Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) procura voluntários com surdez para pesquisa que vai identificar o padrão de conectividade funcional e estrutural do cérebro.

Podem participar homens e mulheres, com idade entre 18 e 45 anos, diagnosticados com surdez do tipo sensorioneural de grau profundo bilateral. Os interessados se comunicarão por meio de Língua de Sinais Brasileira (Libras) ou bilinguismo (surdos sinalizadores em Libras e oralizados em Língua Portuguesa) e sempre que necessário as informações serão trazidas com o auxílio de intérprete em Libras.

Apenas serão incluídos no estudo indivíduos que apresentem surdez pré-lingual ou manifestada até os três anos de idade, sendo que todos serão convidados a assinar o termo de consentimento livre e esclarecido aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP), tendo a liberdade de aceitar ou não participar dessa pesquisa, podendo a qualquer momento retirar-se do estudo sem que isso lhe acarrete qualquer prejuízo ou dano.

Não podem participar pessoas com contraindicação para realizar exames por ressonância magnética (artefatos metálicos, implante eletrônico, suspeita de gravidez, claustrofobia, tatuagem recente, marcapasso) e comprometimentos neurológicos, psicológicos e cognitivos perceptíveis.

Os voluntários passarão por exames de imagens funcionais e estruturais em um tomógrafo de ressonância magnética, no HCFMRP, com duração de aproximadamente 30 minutos. Os métodos utilizados não utilizam contraste endovenoso, apenas campo magnético que é livre de riscos à saúde humana.

Os exames são realizados aos sábados com horário agendado. Para participar, os interessados devem enviar e-mail para acsenrafilho@gmail.com ou karol_dducas@hotmail.com.

O estudo Conectividade estrutural e rede de modo padrão em surdos profundos é da mestranda Kaloyne Dell Ducas, sob orientação do professor Antonio Carlos dos Santos e co-orientação da professora Myriam de Lima Isaac. Tem a colaboração de Antonio Carlos da Silva Senra Filho da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

 

Mais informações:acsenrafilho@gmail.com, karol_dducas@hotmail.com ou (16) 3315 0376

Por Giovanna Grepi

Foto: https://www.vivamelhoronline.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *