Inscrições para trabalho voluntário com estudantes do ensino médio

Estão abertas, até o final de junho, as inscrições para trabalho voluntário no programa Educação para Todos, coordenado pelos professores Cláudio de Souza Miranda e José Dutra de Oliveira Neto, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP.

O projeto é do Núcleo Para o Desenvolvimento de Tecnologia e Ambientes Educacionais (NPT), vinculado à FEARP, e está em sua primeira versão. Nasceu de uma parceria entre o NPT e a Escola Estadual Otoniel Mota, baseado em um pós doutorado da Universidade do Novo México nos Estados Unidos.

“A proposta do projeto é buscar melhores condições para todos da sociedade por meio de trabalhos voluntários, lembrando um pouco a filosofia africana ubuntu, que trata da importância do relacionamento entre as pessoas”, comenta o professor José Dutra.

As inscrições podem ser feitas por alunos de graduação da USP ou de outras universidades. Alunos USP podem ganhar créditos se matriculados na disciplina Atividades de Cultura e Extensão.

O trabalho voluntário vai ser o de ajudar alunos do ensino médio da Escola Otoniel Mota que vão prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). “Propomos um suporte individual personalizado para cada estudante. Ele escolhe a questão, escolhe um tutor de sua preferência, marca um horário e terá à sua disposição um tutor online, aluno de graduação, que irá acompanhar o estudante na solução do problema”, acrescenta Dutra.

As inscrições podem ser feitas aqui. Mais informações pelo e-mail dutra@usp.br, ou pelo site das inscrições.

Por: Lívia de Oliveira Furlan

Foto: www.educacao.sp.gov.br