Palestra aborda os mecanismos celulares das anfetaminas

No dia 25 de julho, às 14 horas, a diretora do programa de pesquisa Intramural do Instituto Nacional de Saúde Mental, do National Institute of Health (NIH), dos Estados Unidos e  ex-presidente da Society for Neuroscience, Susan G. Amara, fala sobre Neurotransmitter transporters and the cellular mechanisms of amphetamines: a presynaptic perspective.

A diretora estuda em seu laboratório o impacto de drogas psicoestimulantes e antidepressivas nas propriedades de sinalização, fisiologia e regulação aguda dos transportadores de aminas biogênicas. Seu grupo também aborda a estrutura, função e fisiologia dos transportadores de glutamato. Este trabalho demonstrou que os transportadores podem servir de funções duplas como transportadores e como canais iônicos de substratos, revelando mecanismos adicionais pelos quais os transportadores regulam a excitabilidade neuronal.

A promoção é do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, com coordenação dos professores  Wagner Ferreira dos Santos e José Luiz Liberato.

O evento é gratuito, aberto ao público e não é necessário fazer inscrição. Será no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, Campus USP Ribeirão.

Mais informações: 3315-3876

Por Paulo Henrique Moreno