As perspectivas das pesquisas com células-tronco

A professora Lygia da Veiga Pereira, do IB-USP, vem a Ribeirão Preto falar sobre o cenário atual e o futuro das pesquisas com células-tronco, a partir dos trabalhos desenvolvidos sobre o tema

No dia 9 de agosto, às 15 horas, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEARP) da USP promove palestra sobre Pesquisa em células-tronco no Brasil: cenário atual e perspectivas, com a professora Lygia da Veiga Pereira, do Instituto de Biociências (IB) da USP.

Na conferência, a docente, vai mostrar os trabalhos desenvolvidos com as chamadas células-tronco embrionárias, extraídas de embriões gerados por fertilização in vitro. Desde 2008, a legislação brasileira permite a realização de pesquisas com esse material, mas o assunto ainda é tema de muitos debates, principalmente envolvendo setores conservadores da sociedade, que são contra a prática.

Lygia da Veiga Pereira possui bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biomédicas pelo Mount Sinai Graduate School. Atualmente, é professora titular do IB-USP, chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) da USP e integrante do Centro de Terapia Celular, um dos 17 centros de pesquisa, inovação e difusão financiados pela Fapesp.

A palestra será às 15 horas, no Auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e as inscrições são gratuitas aqui.  O evento tem o apoio do Centro de Terapia Celular (CTC) e da Rádio USP Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3315.0368

Por: João Henrique, IEARP