Dupla titulação em Enfermagem Fundamental

Nesta sexta-feira,  28 de julho, às 13h30, o programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP tem sua primeira defesa com dupla titulação.

A candidata é a pós-graduanda Lissandra Chaves de Souza Santos que, se aprovada, terá o diploma da USP e da Macquarie University – Faculty of Medicine and Health Sciencee, da Austrália, onde passou 18 meses para desenvolver parte de sua pesquisa sob a orientação da professora Karen Vickery, coordenadora do Surgical Infection Research Group, referência mundial em biofilmes para dispositivos médicos, incluindo endoscópios. No Brasil, a orientadora de Lissandra é a professora Denise de Andrade, líder do Núcleo de Retenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde da EERP.

Para realização de seus estudos na Austrália, Lissandra recebeu fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante 12 meses, e nos outros seis meses recebeu bolsa de co-tutela da Macquarie University.

A tese de Lissandra aborda os “Indicadores microbiológicos e físico-químico no reprocessamento de endoscópios e as interfaces de monitoramento – Brasil/Austrália” que trata de contaminações em aparelhos de endoscopia, e faz uma comparação entre os dados encontrados no Brasil e na Austrália.

A defesa é aberta ao público e será na Sala da Congregação da EERP, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, Campus USP Ribeirão.

Mais informações: dandrade@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri