USP num Sopro de Brasil

De 30 de julho a 6 de agosto, Ribeirão Preto recebe a segunda edição do Festival Fiato al Brasile (Um Sopro de Brasil).

O festival faz parte do projeto de intercâmbio cultural que é realizado anualmente em duas etapas, uma na cidade de Faenza, na Itália, e outra em Ribeirão Preto. A iniciativa é da Academia Livre de Música e Artes, ALMA, em conjunto com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e a Escola Municipal Giuseppe Sarti, de Faenza, na Itália.

Programa

A abertura do festival é no domingo, 30 de julho, às 19 horas, na Tulha, com Concerto de Violoncelos. A apresentação será do grupo Fratres Cello Ensemble, formado em 2016 por alunos do curso de Bacharelado em Violoncelo da USP de Ribeirão Preto, e participação especial da soprano Yuka Almeida Prado, professora do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

Além da abertura, a Tulha vai receber outras três apresentações. No dia 31 de julho terá conferência com a professora Martina Drudi que vai falar sobre a educação infantil na Itália. No dia 1° de agosto os professores Ricardo Palmezano, Rubens Russomano Ricciardi, Gladys Pádua e a oboísta turca Zeliha Budak vão apresentar concerto; já no dia 3 tem concerto com o Ensemble de Sopros do Festival.

No Theatro Pedro II, serão três atrações, no dia 4 de agosto o concerto do Grupo de Câmaras do Festival, no dia 5 a Orquestra e Coro do Festival, com regência de Lucas Galon, Reginaldo Nascimento e Martina Drudi e para encerrar, no domingo dia 6, tem concerto “O Canto da Alma”, com os alunos do grupo ALMA.

As atividades são gratuitas, abertas ao público e sem necessidade de inscrição. A programação completa está disponível no site www.almarp.com.br.

A Sala de Concertos da Tulha, fica no Campus da USP em Ribeirão Preto e o Theatro Pedro II, na Rua Álvares Cabral, 370 no Centro de Ribeirão Preto.

Mais informações pelo e-mail marcelaborgesmoreira@gmail.com

Por: Thainan Honorato