“Tudo sobre minha mãe” no Cinecult USP

No dia 11 de agosto, às 19 horas, o Cinecult USP exibe o filme Tudo sobre minha mãe de Pedro Almodóvar. O longa é de 1999 e conta a história de Manuela que vive sozinha com o filho adolescente, Esteban.

No dia do seu aniversário, Manuela presenteia seu filho com um ingresso de cinema para o filme estrelado por Huma Rojo. Quando o jovem tenta pegar um autógrafo da atriz é atropelado e morre.

A mãe começa uma trajetória em Barcelona à procura do pai de seu filho para dar a notícia e encontra um travesti, uma freira e a própria Huma. O elenco conta com Cecilia Roth, Marisa Paredes, Antonio San Juan e Penélope Cruz.

De acordo com os organizadores, o enredo é muito atual com as diversas configurações familiares, inúmeros arranjos e parcerias; e provoca consequências e escolhas na vida dos envolvidos. O assunto do longa também será abordado no Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana (ENAPOL) com o tema Assuntos de Família, seus enredos na prática.

Para o debate, a participação da psicanalista Silvia Sato que é membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) da Associação Mundial de Psicanálise (AMP); responsável pelo Laboratório de Investigação sobre Psicanálise e Infância (Afinarte) do Centro Lacaniano de Investigação da Ansiedade (CLIN-a).

A promoção é do Serviço de Promoção Social da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto (PUSP-RP). A exibição será no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, que fica na Avenida Bandeirantes, 3900, Campus da USP. A entrada é franca e aberta ao público.

Mais informações: (16) 3315-3494 ou 3315-3538

Por Giovanna Grepi