Manutenção dos reservatórios garante a qualidade da água no Campus

O controle da qualidade da água para o consumo humano é fundamental, especialmente, para a prevenção de doenças transmitidas por veiculação hídrica. Além disso, os recursos hídricos estão cada vez mais escassos. Assim, mesmo com as restrições orçamentárias, a Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto (PUSP-RP), preocupada com essas questões, iniciou  no mês passado ações que impactam diretamente no cuidado com o meio ambiente e na saúde da comunidade local.

No Campus são dois poços artesianos que enviam água para quatro complexos de reservatórios, de concreto e de metal, que juntos armazenam mais de três milhões de litros de água. Toda a logística da manutenção, que começou em julho, é realizada para evitar o desabastecimento.

Os reservatórios de concreto estão ganhando impermeabilização para evitar infiltrações e vazamentos; já os metálicos, manutenção preventiva contra oxidação. Além disso, mensalmente, é feito o controle da qualidade da água, cujo resultado é apresentado à Vigilância Sanitária. Ao todo, essa manutenção gira em torno de R$ 500 mil na manutenção.

Evite desperdício – Leia as dicas

  • Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
  • Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
  • Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar patios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
  • Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.
  • Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

(Fonte: www.manausambiental.com.br)

 

Por: Rosemeire Soares Talamone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *