Infográfico animado explica a Educação Permanente em Saúde

Você sabe o que é Educação Permanente em Saúde? É uma estratégia que deve ser aplicada no ambiente de trabalho de saúde para que tudo funcione da melhor forma possível, detectando os problemas e buscando soluções. E, embora seja esse um ambiente de trabalho no qual os processos devam ser mais efetivos, muitos profissionais ainda não sabem como aplicar essas estratégias no dia a dia?

Percebendo essa dificuldade, a enfermeira Letícia Lopes Dorneles, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, desenvolveu um infográfico animado para sanar todas as dúvidas sobre Educação Permanente em Saúde. Por meio dele, explica o que é e como colocá-la em prática.

Letícia escolheu esse tipo de material por ser um recurso de fácil acesso e entendimento. Ela conta que a ideia surgiu pela dificuldade de alguns profissionais de saúde na compreensão do significado da Educação Permanente e sua distinção da Educação Continuada e da Educação em Saúde, “o que prejudica a realização adequada destas ações”. A animação ainda explica detalhadamente cada um dos termos e como colocá-los em prática no ambiente de trabalho.

O infográfico animado é resultado da dissertação “Desenvolvimento de infográfico animado para o fortalecimento e disseminação de ações pedagógicas sobre educação permanente em saúde”, que foi defendida em julho deste ano e orientada pela professora Rosangela Andrade Aukar de Camargo da EERP.

Para conferir o infográfico, clique aqui.

Mais informações: leticia_dorneles@usp.br ou rcmargo@eerp.usp.br

Por: Stella Arengheri.