Psicobiologia da Dor: Da ciência básica à clínica

Estão abertas, até 1º de novembro, as inscrições para o segundo simpósio Psicobiologia da Dor: Da ciência básica à clínica, que acontecerá nos dias  23 e 24 de novembro, a partir das 8 horas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Na segunda edição do evento, serão abordados aspectos da dor, os atributos sensoriais, motivacionais e cognitivos, as escalas usadas para avaliar e mensurar as dimensões da dor, os fatores neurofisiológicos, hormonais, culturais, situacionais e psicológicos e também as técnicas de tratamentos psicológicos, comportamentais e medicamentosos.

Entre os temas Farmacologia da Dor e Inflamação; Dor em Cuidados Paliativos; Enxaqueca em crianças; Manejo da dor; Dor Fetal e Pediátrica; Desafios do Estudo da Dor; Antropologia da Dor & Dor Oncológica; Simbologia da Morte; A Dor como o 5o Sinal Vital?; Dor Orofacial; e Dor Neuropática.

O Simpósio também vai homenagear o professor Sérgio Henrique Ferreira da FMRP. Ele era membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999, também recebeu o título de presidente de honra da entidade. Além disso, o professor foi um dos fundadores da  Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) em faleceu em julho de 2016.

O Simpósio, promovido pelo Departamento de Psicologia e Pós-Graduação em Psicobiologia, ambos da FFCLRP, e Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, é gratuito e aberto ao público.

Os interessados podem se inscrever pelo e-mail  simposiopsicobiologiadador@gmail.com. Será na FFCLRP, campus USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais informações: simposiopsicobiologiadador@gmail.com

Por Giovanna Grepi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *