USP Ribeirão terá primeira defesa de mestrado em Libras

Nesta segunda-feira, 4 de setembro, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realiza a primeira defesa de pós-graduação em Libras, a língua brasileira de sinais. A autora do feito é a administradora de empresas Natalia Francisca Frazão que estudou a história das ações coletivas dos surdos da Associação de Surdos de São Paulo (ASSP), entre os anos de 1950 a 2011.

Primeira aluna surda do Campus, Natalia trabalhou seu mestrado sob orientação da professora Ana Claudia Lodi, especialista em linguística e Libras e em processos educacionais bilíngues para surdos. A pesquisadora investigou o surgimento dessas ações e como elas se mantiveram no decorrer do período estudado, principalmente as conquistas, além da fundação da ASSP, a criação das Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (Emebs) na capital paulista.

A defesa da dissertação de mestrado de Natalia acontecerá em língua brasileira de sinais, com tradução de dois intérpretes de Libras para língua portuguesa. Será às 14 horas, na Sala de Seminários I, Bloco 5 da FFCLRP, Campus da USP de Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Mais informações: 16 3315.0375

Por: Rita Stella

Foto:  Sweet Lary – Flickr CC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *