Setembro Verde e a importância da doação de órgãos

Em comemoração ao Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, a Liga de Transplante de Órgão e Tecidos (LiTOT) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP promove eventos gratuitos e abertos ao público, entre os dias 23 e 29 de setembro.

No dia 23 de setembro, das 9 às 13 horas, na Praça XV, no centro da cidade ações de conscientização para a população sobre doação de órgãos e cadastro de potenciais doadores de medula óssea.

Já no dia 25, das 13 às 18 horas, tem a palestra “Tanatologia: compreendendo a morte para entender a vida”, no Auditório da Unidade de Emergência, que fica na Rua Bernardino de Campos, 1000, Ribeirão Preto. As inscrições são  online.

Dia 26, das 17 às 19 horas tem Cine Pipoca, com o filme “Repo Men: o resgate de órgãos”. Será na Sala Vinho da EERP, Avenida Bandeirantes, 3900, Campus USP Ribeirão.

No dia 27, das 12 às 14 horas, vai ter mesa-redonda, com o tema “A vida de candidatos, receptores de transplantes e famílias de doadores de órgão: relato de experiências reais”. Será no Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), também no Campus da USP de Ribeirão Preto. Inscrições aqui.

No dia 27 de Setembro, passeio ciclístico noturno em parceria com a Bike Center.  A concentração será às 19 horas em frente a Bike Center, na Avenida Presidente Vargas. 1083, Jardim América, Ribeirão Preto, e a saída para o passeio será às 20 horas.

Dia 28, das 8 às 12 horas tem  o simpósio “Doação de tecidos para transplantes: atualidades e perspectivas”, também no Auditório da Unidade de Emergência. O evento vai discutir temas como Aplicabilidade do Enxerto Ósseo na Cirurgia Ortopédica; Captação e Enxerto de Pele; e Legislação, Captação e Processamento de tecidos ósseos. Inscrições aqui.

No dia 29, das 11 às 12 horas, e o tema da palestra é “Habilidades de comunicação de notícias difíceis”. Será na sala 11B do Laboratório Multidisciplinar da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, Campus USP de Ribeirão Preto. As inscrições podem ser feitas online.

E o último evento em comemoração ao Setembro Verde vai ser no dia 28 de outubro, das 7 às 13 horas, com ações de conscientização em prol da doação de órgãos e tecidos no Parque Raya, em Ribeirão Preto. A atividade busca levar informações do funcionamento da fila única, doação pela perspectiva da família do doador, prevenção de doenças que levam a doação e, também, pacientes transplantados contarão suas experiências. Esse é um projeto de extensão realizado pela Liga de Cirurgia e Transplante da FMRP com coordenação do professor Orlando de Castro e Silva.

Mais informações: 3315-3453 ou e litotusprp@gmail.com

Por: Stella Arengheri, com informações de Karina Dal Sasso Mendes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *