Curso de formação política a estudantes do ensino médio

Oferecer aos jovens conhecimento para que eles sejam capazes de tecer suas próprias reflexões sobre a situação política e socioeconômica do País é fundamental para fortalecer a democracia e estimular o protagonismo juvenil. Com esse objetivo, o Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) promoverá Curso de Formação Política destinado a alunos do ensino médio de Ribeirão Preto.

Serão disponibilizadas 100 vagas, 70% delas para alunos de escolas públicas e as demais para alunos de escolas particulares. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas durante a cerimônia de lançamento do curso no dia 6 de outubro, a partir das 9 horas, no Cineclube Cauim.

O curso terá duração de dez semanas e as aulas serão aos sábados, das 8 às 12 horas, com início no dia 14 de outubro. Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de exibição de filmes, aulas expositivas e debates sobre as ideias de pensadores como Nicolau Maquiavel, Thomas Morus, John Locke e Alexis de Tocqueville, entre outros. Os temas abordados abarcam desde as origens do estado nacional moderno, no século XVI, até a globalização, no contexto atual.

Além das atividades realizadas aos finais de semana, o curso propõe atividades extraclasse, para que os estudantes disseminem na comunidade escolar as ideias levantadas nas discussões. Durante a semana, eles promoverão palestras e debates na escola e produzirão vídeos, cartazes e outros materiais que estimulem habilidades de comunicação, expressão e organização de eventos.

Também ao longo da semana, o curso vai oferecer atividades abertas ao público, com exibição de filmes seguida de debates realizados por alunos de Direito e de outros cursos da USP. As aulas serão ministradas pelos professores Gilberto Abreu e Nuno Manoel M. Coelho.

O Curso é organizado pelo IEA-RP, em parceria com o CineClube Cauim e apoio do PROAC, FUNDET e patrocínio da Fundação Waldemar Barnsley Pessoa.

Será no CineClube Cauim,  na Rua São Sebastião, 920, Centro de Ribeirão Preto.

Mais informações: (16) 3315 0368 ou iearp@usp.br

Por: Thaís Cardoso, IEA-RP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *