Livro em homenagem ao professor Hélio Lourenço gratuito e online

Obra traz cartas e documentos escritos pelo professor, protagonista de uma época de profundas mudanças na Universidade e no País

O livro Hélio Lourenço Vida e Legado está disponível de forma online e gratuita no site da Edusp. A obra, em comemoração ao centenário de nascimento do professor e 65 anos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, tem como autores seu filho e professor, Ricardo Brandt de Oliveira da FMRP e a jornalista Regina Prado.

O livro reúne as histórias, cartas e documentos do professor que foi afastado da USP pelo Ato Institucional Número 5 (AI-5). Hélio nasceu em Porto Ferreira, cerca de 230 km da capital de São Paulo, graduou-se em Medicina. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Departamento de Clínica Médica da FMRP e liderou a reforma universitária na USP em 1968. Veja matéria completa aqui.

Os pioneiros da FMRP

Mais da história do professor Hélio Lourenço pode ser encontrada na coleção, online e gratuita, Os pioneiros da FMRP. A coleção reúne documentários sobre professores fundadores dos departamentos da Faculdade, como o de Farmacologia; Cirurgia e Anatomia; Fisiologia; Genética; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina Social; Neurociências e Ciências do Comportamento; Oftalmologia; e Patologia.

A coleção conta cerca de 200 entrevistas com professores, funcionários e ex-alunos dos pioneiros. Além disso, a história do professor Zeferino Vaz, fundador da FMRP.

Todos os documentários estão disponíveis aqui.

Por: Giovanna Grepi