USP Ribeirão inaugura sede do IEA

No dia 23 de outubro, às 9 horas, tem inauguração da sede do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP. Durante o evento, a conferência Como a Física Teórica Pode Ajudar a Entender a Biologia do Câncer? com o professor José Nelson Onuchic da Rice University, Estados Unidos.

O IEA é um órgão de integração voltado para pesquisa e discussão das questões fundamentais da ciência e da cultura. Em Ribeirão Preto, o Polo foi inaugurado em novembro de 2009 e já realizou cerca de 160 eventos científicos, acadêmicos e culturais em parceria com unidades, departamentos e centros de pesquisa do Campus.

Entre as ações, o órgão conta com grupos de estudos que reúnem professores e pesquisadores para refletir e produzir conteúdo sobre temas, como desenvolvimento de cidades médias. Além disso, participa de projetos como o festival internacional de divulgação científica, Pint of Science, e desenvolve o programa USP Analisa, em conjunto com a Rádio USP, que debate sobre assuntos relevantes para Ribeirão e Região.

De acordo com o professor Fernando de Queiroz Cunha coordenador do IEA-RP, o objetivo é promover a extensão e integração das atividades do IEA Campus de São Paulo ao Campus de Ribeirão Preto, mantendo efetiva cooperação e atendendo aos princípios gerais de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, alto nível científico e cultural, além do atendimento aos objetivos regionais acadêmicos e comunitários.

A cerimônia será na Rua Pedreira de Freitas, número 20, Campus da USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Por: Giovanna Grepi