USP Ribeirão vai mostrar que a matemática está em tudo, na arte, farmácia, nas finanças

Entre os dias 23 a 28 de outubro tem a Semana USP de Ciência e Tecnologia, com eventos que abrem as portas da Universidade para a população e faz parte da décima quarta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com financiamento do CNPq e que este ano tem como tema “A matemática está em tudo”. Na USP, a coordenação é das prós-reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa.

Em Ribeirão Preto, as atividades acontecem entre 23 e 27 de outubro, sempre a partir das 8 horas. Diversas atividades curiosas já estão confirmadas e contarão com a presença de mais de 200 alunos de escolas estaduais de Franca, Guaíra e Taiaçu.

Exposição

No Saguão Principal do Prédio Central da Faculdade de Medicina (FMRP), todos os dias, das 9h às 17h, pode ser vista a exposição “Luz Mágica”, que traz imagens produzidas pelos alunos da Oficina de Fotografia de Estúdio coordenada por Carlos de Araújo Arantes, realizada pela Seção de Atividades Culturais da Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto.

A matemática no universo farmacêutico

No dia 24, às 10h, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP vai levar informações para a população sobre a relação entre a “matemática no universo farmacêutico”. Serão apresentadas situações em que a matemática é usada para determinar, por exemplo, se um comprimido vai dissolver no estômago ou no intestino; como os números indicam se o comprimido vai se desfazer mais rápido ou mais devagar; como o conteúdo do comprimido entra na célula; e como se determina o prazo de validade de um medicamento ou cosmético.

Pé de Meia

No dia 24, às 10h, o Projeto Pé de Meia vai levar educação financeira para os jovens, com informações sobre a importância de poupar dinheiro e como se planejar financeiramente, além de dicas de investimentos, financiamentos e endividamento. O evento será na Faculdade Economia e Administração da USP (FEA) em Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900.

Filô traz atividades curiosas e lúdicas

Para contribuir com o objetivo de mostrar que a matemática está em tudo, o Departamento de Computação e Matemática (DCM) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)  da USP, e os demais departamentos da Unidade, programaram uma série de atividades curiosas e lúdicas sobre o tema.  Na programação serão abordados temas que envolvem a matemática e a natureza, a música, o cérebro, e ainda, o ábaco, o teorema de Pitágoras, a interpretação do código de barras entre outros. Entre as atividades está prevista também a visita a escolas públicas de Ribeirão Preto e região, com os alunos do curso de Matemática Aplicada a Negócios.

A matemática na Casa da Ciência

A Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto promove o evento “A Matemática está na Casa e na Ciência” com atividades voltadas para estudantes da rede básica de ensino de Ribeirão Preto e região.  No dia 25, das 14 às 17h, fará diferentes atividades com os alunos e discutirá assuntos do cotidiano, ressaltando a presença e a importância da matemática no dia a dia. Aberto ao público, o evento será no Museu e Laboratório de Ensino de Ciências (MuLec), Rua Clóvis Vieira, 27, no campus da USP. Os interessados devem fazer inscrição pelo e-mail: contato@casadaciencia.com.br ou pelo telefone: (16) 2101-9308.

No dia 26, a partir das 14h30, o programa Adote um Cientista recebe o professor Edson Zangiacomi Martinez, do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP para falar sobre “A estatística está em tudo”.  A palestra é gratuita e será no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto, Rua Tenente Catão Roxo, 2501, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Para conferir a programação completa acesse aqui.

Por: Vitória Junqueira