Ribeirão Preto no combate ao AVC

Entre os dias 26 e 29 de outubro tem a Semana de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) que é comemorado mundialmente no dia 29 de outubro. Em Ribeirão Preto a Unidade de AVC do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP promove série de atividades, com o objetivo principal de conscientizar a população sobre a doença, suas causas e prevenção.

No dia 26 de outubro, a partir das 8 horas, tem Abertura da Semana com Certificação da Unidade de Emergência no Programa Angels e comemoração do aniversário da Unidade no Hospital. E, ainda dia 26 de outubro, a partir das 9 horas, tem capacitação em AVC para profissionais do SAMU e da Unidade de Emergência.  

A programação conta com alerta para a população sobre os riscos do AVC, conscientizar sobre as causas e a prevenção. No dia 28, alunos da FMRP vão prestar atendimento gratuito na Praça XV de novembro, no centro da cidade, das 8 às 12 horas. E no dia 29, no mesmo horário, no Parque Municipal Luis Carlos Raya, Rua Severino Amaro dos Santos, s/nº, Jardim Botânico, Ribeirão Preto.

O Acidente Vascular Cerebral

O AVC atinge cerca de 17 milhões de pessoas e é uma das principais causas de morte, 6,5 milhões por ano, e incapacidade no mundo. A doença acontece por causa de uma alteração na circulação de sangue em uma parte do cérebro, e pode ser isquêmico ou hemorrágico.

Além disso, pode causar mudanças imediatas e devastadoras na vida de quem sofre AVC e das pessoas próximas a eles. Mas 90% dos AVCs estão ligados a dez fatores de risco que podem ser evitados. Entre eles a pressão alta, colesterol, tabagismo, sedentarismo e diabetes.

Por: Giovanna Grepi, com informações da Rede Brasil AVC

Foto: http://www.rb.am.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *