Qualidade de vida na moradia estudantil da USP em Ribeirão Preto

Projeto vai proporcionar diagnóstico sobre demandas de atividades culturais, artísticas e de lazer para moradores do Conjunto Residencial dos Estudantes Universitários (CREU) da USP em Ribeirão Preto

Passar no vestibular é um marco na vida de muitos jovens brasileiros. Além de se tornar universitário, muitos estudantes acabam morando longe da família e dos amigos. Tornar essa experiência mais proveitosa é o objetivo de um projeto para melhorar a qualidade de vida dos alunos que moram no Conjunto Residencial dos Estudantes Universitários (CREU) do Campus da USP em Ribeirão Preto.

O trabalho vai identificar demandas por atividades culturais, artísticas e de lazer para facilitar o convívio, integração e a conscientização das responsabilidades entre os moradores. Para priorizar as ações, de acordo com as necessidades dos moradores, os alunos Jader da Silva Berck, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) e Rafael Oliveira Lima, da Escola de Enfermagem (EERP), ambos da USP em Ribeirão Preto,  vão desenvolver e analisar questionários para conhecer as condições de vida dessa comunidade.

A previsão é que, após a análise, os estudantes organizem reuniões com os moradores, ligas e coletivos da USP. E, ainda, oficinas, workshops, mesas-redondas e informativos como folder e cartaz com os serviços e recursos do campus. Ao final do projeto, por meio de relatório, serão avaliadas as atividades e a eficácia das ações desenvolvidas.

O projeto também prevê o incentivo de atividades esportivas, de arborização e de integração para os moradores do CREU. Essas ações serão feitas em parceria com o Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER), e com o Serviço Áreas Verdes e Meio Ambiente para arborizar o local, ambos da USP.

De acordo com a orientadora do projeto e professora Cláudia Souza Passador, da FEARP,  o Campus Universitário será utilizado como projeto de pesquisa e extensão. O Qualidade de Vida no CREU e Formação de Novas lideranças, é um projeto das Bolsas Unificadas da USP/Projeto de Extensão, teve início em setembro e vai até agosto do próximo ano. Tem apoio da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM) e Gabinete do Prefeito, ambos da PUSP-RP.

Por: Giovanna Grepi