Judô como modelo de esporte de alto rendimento

Foto: Alejandro Díaz Gómez – Flickr CC

Evento no dia 20 de novembro vai abordar a contribuição da Universidade para o desenvolvimento do esporte

Estão abertas as inscrições para o workshop O Judô como modelo de esporte de alto rendimento no Brasil. O evento será dia 20 de novembro, das 8 à 18 horas, na USP em Ribeirão Preto e vai reunir as unidades da USP relacionadas com a área do esporte e da educação física.

O evento pretende aproximar a USP com a comunidade do judô brasileiro. Já que a Universidade, segundo os organizadores, pode contribuir academicamente para o desenvolvimento do esporte nacional, porque apresenta nível de excelência em pesquisa na área de Sport Sciences pela classificação do Web of Science com 25% da produção nacional na área.

Serão abordados temas como: Avaliação, prescrição e monitoramento do treinamento de atletas de Judô: Considerações para o alto nível; Psicologia do Esporte e Formação do Atleta; Métodos de recuperação e terapêutica no esporte: Considerações para o Judô; Detecção e Promoção de talentos no Judô; Participação diversificada no Judô; e Rompendo barreiras e traçando perspectivas.

A realização é da Pró-Reitoria de Pesquisa, Instituto de Estudos Avançados da USP, Federação Paulista de Judô (FPJ), Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, com apoio da Acadêmia de Ciências do Estado de São Paulo. A programação completa está no site da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP.

As inscrições são online e o evento terá transmissão ao vivo, link aqui. Será na auditório da EEFERP, campus da USP em Ribeirão Preto, Avenida Bandeirantes, 3900.

Judô

O judô foi criado no Japão pelo professor Jigoro Kano. E no Brasil, atletas que praticam esse esporte já conquistaram 22 medalhas em jogos olímpicos. A primeira final foi disputada pelo brasileiro Douglas Eduardo de Brito Vieira que foi estudante da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP.

Mais informações: www.prp.usp.br/sw ou eventosprp@usp.br

Por: Giovanna Grepi