​Alunos​ ​da​ ​Casa​ ​da​ ​Ciência​ ​dramatizam​ ​roteiros​ ​científicos

Dia 7 de dezembro, a partir das 14h30, haverá dramatização dos roteiros científicos produzidos no segundo semestre de 2017, pelos alunos da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto. Nesta edição serão apresentados nove grupos, com a participação de aproximadamente 40 alunos da rede básica de ensino de Ribeirão Preto e região. Os temas escolhidos para encenação são: Neurônios Espelho, OGM (Organismos Geneticamente Modificados), emoções, depressão, Darwin e seleção natural, Toxoplasmose e HIV/AIDS.

De acordo com a jornalista Gabriela Zauith, integrante da equipe da Casa da Ciência e responsável pelas oficinas de textos, “os roteiros foram produzidos pelos alunos durante as oficinas de textos ministradas em setembro deste ano e o objetivo era que cada escola reunisse os alunos em grupos, para que produzissem um roteiro de teatro. O tema foi escolhido pelos alunos, dentre as palestras ou temas estudados nos grupos do Pequeno Cientista”, explica Gabriela.

A apresentação será gratuita, no no Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto, Rua Tenente Catão Roxo, 2501, Monte Alegre.

Oficina de texto

Nas atividades do Adote um Cientista os alunos participam de oficinas durante o semestre, como a de teatro, que ocorre na Casa da Ciência desde 2001 e conta com mais de 17 peças produzidas. Nas oficinas, realizada por jornalistas, os alunos desenvolvem materiais como fanzines, histórias em quadrinhos e roteiros de teatro. As aulas utilizam como base o caderno de anotações do próprio aluno, e o que ele aprendeu nas palestras e grupos do Pequeno Cientista. A produção de texto colabora com a aprendizagem e a relação entre conceitos, contrária a compreensão da ciência como um conhecimento compartimentado e linear.

Casa da Ciência

A Casa da Ciência é um projeto do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de apoiar e aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino. Coordenada pela professora Marisa Ramos Barbieri e equipe, a Casa iniciou suas atividades como parte educacional do Centro de Terapia Celular (CTC) e do INCTC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-tronco e Terapia Celular) um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Mais informações: (16) 2101.9308

Por: Crislaine Messias, Assessoria de Imprensa da Casa da Ciência