Hospital das Clínicas premiado em congresso de radioterapia

Ana Carolina Hamamura, Felipe Teles Arruda, Gustavo Viani Arruda e Alexandre Faustino Ciuffi – Foto divulgação

O Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP recebeu premiação por três estudos no décimo nono Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia em agosto no Rio de Janeiro.

A equipe do Departamento de Radioterapia é formada pelos médicos Ana Carolina Hamamura, Gustavo Viani Arruda, Felipe Teles Arruda e Alexandre Faustino Ciuffi. “É a primeira vez na história do congresso que um mesmo serviço ganha todos os prêmios nas categorias”, conta Viani Arruda.

O primeiro lugar foi para o trabalho Radioterapia regional nodal versus esvaziamento axilar em câncer de mama inicial: meta-análise de ensaios clínicos randomizados. “Neste estudo fica demonstrado que a radioterapia é um tratamento factível para pacientes com linfonodo sentinela positivo, produzindo resultado similar à cirurgia, mas com menos efeitos colaterais, principalmente o linfedema”, revela Viani Arruda. Outro estudo, publicado no Brazilian Journal of Oncology, analisou o sistema de remuneração da radioterapia nos últimos 20 anos. De acordo com o médico, esses dados são significativos para mudança urgente no modelo de remuneração.

Também premiado,  o trabalho Radioterapia hipofracionada com dose moderada ou convencional? Meta-análise de ensaios clínicos randomizados pode auxiliar na redução do tempo de tratamento com maior adesão dos pacientes e menor custo. “Podemos fazer um tratamento em 20 aplicações, o que com esquema tradicional normalmente é feito em 40 aplicações de radioterapia”, conclui.

Com a premiação, os médicos residentes ganharam viagem para o Congresso Americano de 2018 ASTRO na cidade de San Antonio nos Estados Unidos. Além da inscrição para o Congresso Brasileiro do próximo ano.

Por: Giovanna Grepi, com informações da Assessoria de Imprensa do HCFMRP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *