Novas iniciativas para a qualidade de vida no Campus da USP em Ribeirão

Campus implanta o conceito de cidade inteligente para o desenvolvimento da USP local e o bem-estar dos usuários

O uso da tecnologia para tirar o melhor proveito dos programas já existentes, como nas áreas de inclusão social, segurança, infraestrutura, esporte, arte e ciência, e, ainda, dar oportunidade de criar um ambiente propício para a inovação na gestão pública é o objetivo da Prefeitura do Campus da USP em Ribeirão Preto ao implantar o conceito de cidade inteligente, o SmartCampus.

A ideia veio das SmartsCitys, diz a vice-prefeita do campus e professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP, Claudia de Souza Passador. “Queremos que o campus forneça de alguma forma a integração entre as unidades, alunos e crie ambientes propícios para a inovação, inclusive do setor público que é muito negligenciado. E que isso resulte em qualidade de vida e bem-estar aos usuários. Queremos o desenvolvimento dos fatores humanos, tecnológicos e institucionais integrados”, afirma.

Professora Claudia de Souza Passador – Foto arquivo pessoal

Entre os principais focos para o desenvolvimento estão a qualidade de vida, participação pública, acessibilidade, economia responsável e compartilhada, utilização conscientemente dos recursos e segurança. Segundo Cláudia, com esse projeto, além da tecnologia, a gestão busca “a colaboração e união das pessoas para promover um espaço mais inteligente, com pessoas conectadas e interdisciplinares. Esse é o profissional do futuro”.

As ações do SmartCampus deve atender cerca de 20 mil pessoas entre alunos, funcionários e professores que circulam no campus diariamente. Entre os serviços gerenciados pela Prefeitura do Campus estão o transporte coletivo; Guarda Universitária; Restaurante Universitário, moradia, biblioteca, biotério geral, Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER) e atividades culturais e de inclusão de pessoas com deficiência e da terceira idade.

Num primeiro momento são beneficiados o Programa de Atendimento às Emergências Médicas; a Comissão Para Apurar Denúncias de Violência Contra as Mulheres e Gênero no Campus de Ribeirão Preto (CAV); e o Centro de Orientação Psicológica (COPI) oferecidos no Campus em Ribeirão Preto.

Entre as ações em andamento,  a parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP Ribeirão Preto (IEA-RP) para promoção de pesquisas e até atividades culturais; e com a entidade estudantil  Nexos Gestão Pública da FEARP, para informatizar setores do Campus como o CEFER e a Casa de Hóspedes. O Programa  Vigilância Solidária na USP em Ribeirão para reduzir ocorrências; e a parceria da Creche Carochinha com a Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) para atividades de extensão e pesquisa e com a própria FEARP para modernização organizacional.

A professora também cita projetos futuros como beneficiários do conceito, como a viabilização para transformar a Biblioteca Central em um “living lab”. Conforme ressalta o prefeito do campus,  Américo Ceiki Sakamoto, “parte da biblioteca do Campus poderá ser um espaço para promover inovação tecnológica em vários setores e a geração de projetos multidisciplinares.

Além disso, Claudia destaca que os Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) que auxiliam os alunos com o financiamento de transporte e moradia, além de  alimentação e bolsa livro, também devem se beneficiar desse modelo de gestão. Em 2016, com aumento de mais de 50% no números de beneficiários desses programas, foram atendidos mais três mil pessoas só em Ribeirão Preto e, de acordo com a professora, deve aumentar em 2018. “A questão da inclusão social vêm sendo uma bandeira da atual gestão da USP”, enfatiza.

A vice-prefeita lembra que em 2016, iniciativas na gestão da Prefeitura do campus levou a uma economia de cerca de 6,5 milhões de reais em 2016. Desses, 37% foi na aquisição de materiais e contratações de serviços comuns e 28% nas obras e serviços de engenharia. Além da modernização do Departamento Financeiro da Prefeitura, a vice-prefeita ressalta como um dos elementos importantes nesse processo, a disponibilidade de todas as licitações da Prefeitura na Plataforma de Acompanhamento de Licitações Públicas (PALP), desenvolvida na FEARP com financiamento do Santander Universidade e apoio do CNPq. “Temos que pensar a gestão universitária como foco de projetos de extensão e pesquisa. Utilizar o conhecimento que geramos na universidade na modernização da nossa estrutura”, ressalta.

O projeto SmartCampus é da PUSPRP e do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) da FEARP, ambos da USP.

Cônsul Geral da Alemanha visita Campus

O SmartCampus foi apresentado pela professora Cláudia Souza Passador para o cônsul Geral da Alemanha em São Paulo, Axel Zeidler, que visitou o campus da USP em Ribeirão Preto no dia 23 de novembro. O cônsul estava acompanhado de Susanne Vollmer, representante alemã do consulado, e Rudolph Schallenmuller vice-cônsul da Alemanha em Ribeirão Preto.

Além da visita, os alemães participaram de reunião na PUSPRP e foram recepcionados pelo prefeito do campus. professor Sakamoto; pela vice-prefeita, professora Cláudia, e representantes das unidades do campus.

Para o professor Sakamoto, a reunião do cônsul Geral da Alemanha aproxima ainda mais o consulado da Alemanha e o campus de Ribeirão Preto. Na reunião, Zeidler agradeceu a possibilidade de apresentar ideias sobre a relação entre Brasil e Alemanha.

Por: Giovanna Grepi e Rosemeire Talamone