Aprenda a medir conceitos abstratos em gestão

Este semestre, o professor Carlos Campello, do Departamento de Administração da FEA-RP, ministra aulas que ensinam como mensurar indicadores qualitativos em atividades de gestão. Para explicar a ideia da disciplina que oferece, Campello cita o professor norte-americano considerado o “pai da qualidade” em modelo de gestão, William Edwards Deming: “não se gerencia o que não se mede…”.

Campello argumenta que em gestão, nos defrontamos com um número de conceitos abstratos que não sabemos como medir, como satisfação, qualidade, felicidade. E é exatamente este o “paradoxo que temos que resolver para poder efetivamente gerenciar”.

Em Tópicos Avançados em Métodos Quantitativos (disciplina optativa RAD2506), o professor apresenta formas simples de criar esses indicadores, utilizando termos linguísticos (forte, pouco, grande, feliz, alta qualidade) para um processo de gestão mais efetivo.

As aulas serão sempre às 10h das quintas-feiras. Alunos de graduação regularmente matriculados na USP podem se inscrever pelo Sistema Júpiter, na terceira interação da matrícula, dia 22 de fevereiro.

Mais informações: campello@fearp.usp.br

Por: Rita Stella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *