Funcionamento do cérebro ao alcance de todos

Eventos na USP em Ribeirão Preto querem expandir o conhecimento da população sobre o cérebro

De 12 a 16 de março, será realizada em Ribeirão Preto a terceira Semana do Cérebro do INeC, Instituto de Neurociências e Comportamento. formado por neurocientistas ligados à USP de Ribeirão Preto, o INeC vem há mais de dez anos investindo na divulgação de informações sobre o cérebro e essa terceira edição significa “uma oportunidade a mais para expandir os conhecimentos” acerca do funcionamento do cérebro humano.

Durante toda a semana, os mais recentes achados sobre Alzheimer, depressão, ansiedade, metais neurotóxicos, terapias com cannabis, envelhecimento, psicoterapias e exercícios para memória serão apresentados ao público. Todos podem participar. O evento é gratuito e dispensa inscrições, mas os que desejarem devem solicitar previamente seus certificados.

As atividades envolvem palestras, coffee-breaks, exposição neurocientífica e sessão de cinema. Todas na sede do INeC, Avenida do Café, 2450. Veja a programação completa aqui.

Agressão: criminalidade e biologia do cérebro

Na mesma semana, o campus USP em Ribeirão Preto é palco para a sétima Semana Nacional do Cérebro. Promovida pela Rede Ciência, Arte, Educação e Sociedade (CienArtES), grupo ligado ao Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, o programa começa dia 12 e vai até 17 de março.

O evento integra uma campanha global anual realizada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e a European Dana Alliance for the Brain que reúne universidades, hospitais e diversas organizações durante uma semana para difundir conhecimentos em neurociência e reforçar a importância desse campo de estudos. No Brasil, as atividades estão sob o selo da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC).

Na abertura, às 9h do dia 12, neurocientistas e especialistas em direito apresentam aspectos da “agressão humana” como: criminalidade, medidas punitivas e educativas e as causas biológicas que levam aos crimes. Mas durante toda a semana, a população poderá participar de mesas-redondas, debates e palestras e até feiras, envolvendo a interação de diferente áreas do conhecimento com a ciência que estuda o cérebro.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral. Serão realizadas no Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) que fica no Campus da USP, Rua Pedreira de Freitas, casa 16, e no Instituto de Neurociências e Comportamento (INeC), Avenida do Café, 2450, Monte Alegre. Os interessados podem conferir a programação detalhada e realizar inscrições no site do IEA-RP.

Mais informações: 16 36307411, secretaria@inec-eventos.org ; 16 33150368

Por: Rita Stella, com informações de Thaís Cardoso do IEA-RP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *