Computação Aplicada tem primeira defesa de Mestrado

Tese avalia e desenvolve uma nova técnica de detecção de outliers (anomalias ou novidades) com base no algoritmo de caminhada determinística do turista.

Na terça-feira, 3 de abril, às 13 horas, o Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPG-CA) do Departamento de Computação e Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, tem sua primeira defesa de mestrado.

O candidato é o mestrando Rafael Delalibera Rodrigues que, sob a orientação do Professor Doutor Zhao Liang do Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP, desenvolveu técnica capaz de detectar dados instáveis através da estratégia de análise conhecida como caminhada do turista, caracterizada por identificar ciclos atratores numa trajetória.

Com o trabalho “Detecção de outliers baseada em caminhada determinística do turista”, Rodrigues mostra que o método possui um bom desempenho, com capacidade de identificar outliers através de estruturas presentes no espaço de dados (configurando a detecção de padrões de alto-nível) ao invés de considerar apenas características físicas; a identificação de outliers internos e a capacidade de extrair características locais e globais. Sendo assim, o trabalho apresenta uma abordagem inédita na detecção de outliers, bastante robusta, promissora e original, podendo ser usada para pesquisas futuras.

A defesa é aberta ao público e será no Bloco Alan Turing, Anfiteatro do Departamento de Computação e Matemática, Campus da USP Ribeirão.

Por: Vitória Junqueira (com informações de Rafael Delalibera Rodrigues)

Imagens: https://andersoncomputacaoaplicada.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *