Equipe do Hospital das Clínicas faz campanha no Dia Mundial do Parkinson

Nesta quinta, 12 de abril, a partir das 12 horas, tem ação de conscientização ao “Dia Mundial do Parkinson” no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP.

A equipe multiprofissional do Distúrbio do Movimento e do Grupo de Parkinson do Centro de Reabilitação Lucy Montoro (CER), ambos do HCFMRP, irão distribuir material informativo no Hospital e conversar com pacientes, acompanhantes e público de modo geral.

O objetivo é esclarecer a população sobre os vários sintomas do Parkinson e assim estimular o respeito e acolhida às pessoas que sofrem com a doença.

A ação conta com a parceria da Rede Amparo, coordenada pela professora Maria Elisa Piemonte da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) em São Paulo. A Amparo é uma iniciativa do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat) e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida de familiares e pacientes com doença de Parkinson no Brasil.

Será no balcão 3 do HCFMRP, Campus da USP em Ribeirão Preto, campus da USP, Avenida Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto.

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa neurológica. “É provocada pela morte de neurônios no cérebro e leva a sintomas conhecidos como rigidez corporal, lentidão do movimento e tremores”, fala o professor Vitor Tumas da FMRP.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença. Tumas revela que ainda não há cura e tratamentos que interrompam a progressão dos sintomas.

Por: Giovanna Grepi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *