FMRP promove Campanha da Voz

Entre 16 e 19 de abril, das 8 às 16h30, equipes de saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP estarão na Praça XV de Novembro, centro da cidade, promovendo a vigésima Campanha da Voz e o décimo sexto Dia Mundial da Voz.
O evento alerta para os principais problemas de saúde da vocal, com orientação à toda população que poderá participar de triagem fonoaudiológica específica. Os casos suspeitos e aqueles que precisarem de tratamento serão encaminhados para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) para atendimento entre 18 e 25 de abril.
Além das atividades educativas (confira abaixo), a programação conta com atividades culturais. Logo no dia 16 de abril, às 19h, a professora Yuka de Almeida Prado e os alunos do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP realizam o “Recital de Canções Brasileiras” na Sala de Concertos da Tulha do Departamento de Música da FFCLRP no campus da USP. A entrada é gratuita.
Encerrando a Campanha da Voz, no dia 19 de abril, também às 19h, alunos e ex-alunos da FMRP realizam o sarau “Vozes da Casa” no Anfiteatro do Bloco Didático da FMRP.
A Campanha da Voz começou há 20 anos para informar a população sobre os benefícios de uma voz sadia e o impacto que seus problemas acarretam na vida do indivíduo. No ano passado, cerca de 7 mil casos novos de câncer de laringe em homens e 770 em mulheres foram diagnosticados só no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
A última estimativa mundial de câncer de laringe apontou cerca de 160 mil casos novos por ano, sendo responsável pelo óbito de, aproximadamente, 83 mil pessoas anualmente. A incidência é maior em homens, com idade acima dos 40 anos. Contudo, quando diagnosticado em estágios iniciais, esse tumor tem bom prognóstico com alto percentual de cura (de 80% a 100%).
Atividades educativas da Campanha da Voz
16 de abril, das 13 às 14h. Palestra O poder da comunicação: técnicas para melhorar a oratória no meio profissional. Fonoaudióloga Luíza Olivanno. Salão Nobre Lucien Lison, FFCLRP.
16 de abril, das 18 às 18h40. Oficina de Aquecimento Vocal e Triagens Vocais com as professoras Tatiane Jorge e Aline Wolf. Casa da Ciência.
17 de abril, às 12h. Apresentação do Coral de Vozes do HC e orientação de saúde vocal com a fonoaudióloga Maria Cecília Marcon. Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP).
17 de abril, às 19h, Fonoaudiologia no Teatro. Aquecimento vocal e orientações de saúde vocal. Teatro Municipal de Ribeirão Preto, com três ações: 1-) ação de aquecimento vocal e orientações de saúde vocal com atores (pré-peça), com as professoras Aline Wolf e Tatiane Jorge e as fonoaudiólogas Luiza Olivan e Maísa Estrela; 2-) Stand no saguão do teatro com orientações de saúde vocal para público do teatro, com as fonoaudiólogas Maria Cecília Marcon e Vitória Sakon; 3-) palestra sobre a campanha da voz para os espectadores da peça, com a professora Aline Wolf.
18 de abril, às 12h. Flash Mob e palestra com a fonoaudióloga Maria Cecília Marcon. Restaurante Universitário.
18 de abril, às 12h30. Palestra Câncer de laringe: o que devo saber? Fonoaudióloga Maísa Estrela. Bloco Didático da FMRP.
19 de abril, às 13h. Palestra O poder da comunicação: técnicas para melhorar a oratória no meio profissional . Fonoaudióloga Maísa Estrela. Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP.
Mais informações: Facebook Campanha da Voz em Ribeirão Preto
Por: Vitor Neves
Deixe uma resposta