Fibromialgia pode causar depressão  

O Saúde sem Complicações desta terça-feira, 15 de maio, recebe o especialista em reumatologia e médico assistente Rodrigo de Oliveira (foto), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP. O médico conta que a fibromialgia é uma doença comum na população brasileira e mundial, estima-se que de 2 a 4% da população mundial tenha quadro compatível com a fibromialgia.

O médico diz que a doença não oferece risco de vida aos pacientes, mas  pode comprometer a qualidade de vida, pois ocasiona fortes dores, o que afeta o humor. Segundo Oliveira, existem estudos cujos resultados mostram que até metade das pessoas que têm dor crônica podem desenvolver quadros depressivos por ter fortes dores.

Toda a população está convidada a participar do Saúde sem Complicações, tirando dúvidas sobre saúde ou encaminhando sugestões de assuntos para novas discussões pelo e-mail imprensa.rp@usp.br. Acompanhe pela Rádio USP de Ribeirão Preto, em 107,9 MHz, e na Rádio USP SP em 93,7 Mhz, toda terça-feira às 13 horas. Também nas duas emissoras, reprise aos domingos a partir das 17 horas.

Por Júlia Gracioli

Foto: arquivo pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *