Estatística é tema do “USP Analisa”

O professor Francisco Louzada Neto (foto), do ICMC-USP fala dessa área do conhecimento, que tem sido valorizada em função do Big Data

Uma ciência que não vive somente de cálculos, mas ajuda a transformar dados em informações que podem ser aplicadas em diversas situações. Essa é a estatística, profissão cada vez mais valorizada pelo mercado e requisitada em diversos setores. Para falar sobre essa área do conhecimento e sua importância, o USP Analisa desta semana traz o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP Francisco Louzada Neto.

Ele explica que os estatísticos têm sido valorizados em virtude do Big Data, uma grande massa de dados disponível atualmente e gerada por processos como transações on-line, posts em mídias sociais e sinais de GPS de celulares, entre outros. O programa vai ao ar na Rádio USP Ribeirão Preto nesta sexta (8), a partir das 12 horas, na quarta (13), às 21h, e no domingo (17), às 11h30. O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.

Por: Thais Cardoso

Foto: Gabriel Soares