Cartilha ajuda a lidar com o luto por suicídio

Criada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto pode ser acessada on-line

O luto é resultado da angústia que se vive ao perder para a morte alguém próximo. Saber lidar com essa situação é um dos grandes desafios do ser humano. Esse desafio se torna ainda maior quando o luto é resultado do suicídio.

Poucas são as estratégias no País para auxiliar quem está passando pelo luto, por isso, o Centro de Educação e Prevenção e Posvenção do Suicídio (CEPS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, acaba de lançar a cartilha Lidando com o luto por suicídio, criada e organizada pela professora Kelly Graziani Giacchero Vedana.

Um dos motivos que chamou a atenção da professora e pesquisadora na área de Prevenção e Posvenção do Suicídio foram os índices de morte por suicídio entre os jovens. De acordo com o Ministério da Saúde o suicídio é a quarta causa de morte entre jovens no Brasil. “Nesse cenário eu percebia o quanto o luto por suicídio é diferente de outras formas de luto e o quanto as pessoas que perderam alguém por suicídio têm dificuldade em encontrar apoio qualificado”, diz Kelly.  A professora lembra que em outros países há um investimento maior em relação ao cuidado com quem perdeu um ente por suicídio, diferente do Brasil.

O material é composto por assuntos que os enlutados terão de lidar após a perda. ”Emoções e reações comuns nessas situações, como a culpa e as dúvidas em relação ao que houve com a pessoa que se matou, reflexões e dicas que podem ajudar os enlutados a enfrentar essa situação, entre outros assuntos, explica Kelly.

O trabalho é voltado para todas as pessoas que já perderam algum ente próximo decorrido do suicídio, mas também para profissionais da saúde, da educação e outras pessoas próximas ao enlutado, para que saibam como ajudar quem está nessa situação.

A cartilha já está disponível on-line na página do Centro de Educação em Prevenção e Posvenção em suicídio (CEPS) da EERP. A versão impressa do material será disponibilizada no próximo semestre, nos eventos que contarem com a participação do CEPS. A programação será disponibilizada em breve pelo facebook.

A EERP fica no Campus da USP de Ribeirão Preto, Av. Bandeirantes, 3900

Mais informações pelo e-mail kellygiacchero@eerp.usp.br

Por Joice Soares