Enfermagem de Ribeirão Preto tem nova direção

Os professores Maria Helena Palucci Marziale e Pedro Fredemir Palha acabam de assumir a direção da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, como diretora e vice-diretor, respectivamente.

Eles assumiram no dia 2 de junho e resumem a novo desafio em manter a excelência nas atividades desenvolvidas.  “Acreditamos que a integração de diversos setores e atores possibilitará a continuidade e aprimoramento do curso, rever as metas de forma a melhorar os procedimentos internos e desenvolver novas ações”, .

No programa gestão apresentado antes da eleição, lembram que a EERP permanece com seu intuito de sempre ser referência nacional e internacional na produção e difusão dos conhecimentos científicos na área. “Nesse aspecto a nova direção vai utilizar estratégias para melhorar ainda mais os cursos, além de qualificar os recursos humanos, produzir e difundir os estudos científicos para a visibilidade externa”.

Maria Helena Palucci Marziale

Graduada, com mestrado e doutorado pela unidade que agora assume a direção, a professora Maria Helena tem experiência nas áreas de Enfermagem em Saúde do Trabalhador e Gestão em Editoração Científica com temas como: Prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho; Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho; Transtornos mentais e comportamentais relacionados ao trabalho e violência ocupacional; e Gestão editorial. A atual diretora é  líder do Núcleo de Estudos Saúde e Trabalho (NUESAT) da USP e coordena a Rede de Prevenção de Acidentes de Trabalho (REPAT) da USP e também a Rede Internacional de Enfermería en Salud Ocupacional (REDENSO).

Pedro Fredemir Palha

O vice-diretor é graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), mestre em Enfermagem em Saúde Pública e doutor em Enfermagem pela EERP. É Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública da EERP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Organização dos Sistema de Saúde, Saúde da Família, Tuberculose, Promoção da Saúde, Enfermagem em Saúde Coletiva, Atenção Primária à Saúde e Gestão em Saúde. Integra o Grupo Interinstitucional de Pesquisa da Área Epidemiológico-Operacional em Tuberculose GEOTB. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública Vice-Presidente e Presidente da Comissão de Pós-Graduação da EERP.

Por Joice Soares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *