Campanha arrecada dentes de leite para pesquisa na USP

Estudos buscam no esmalte dentário de crianças ribeirão-pretanas possível exposição a metais pesados

Pesquisadores da USP chamam a população de Ribeirão Preto para a Campanha Doe seu Dentinho. O alvo são os dentes de leite de crianças nascidas na cidade entre janeiro de 2010 e maio de 2011, hoje escolares de sete a oito anos de idade. A Campanha solicita aos pais e crianças que participem, levando para seus professores um ou mais dentinhos que tenham caído naturalmente.

O objetivo dos estudos é verificar possível exposição da população à metais pesados, como o chumbo, ocorrida durante a gestação e primeira infância. Coordenados pela professora Raquel Fernanda Gerlach, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), Renê Seabra Oliezer e Jeanne Ramos de Melo Monteiro – pesquisadores do Departamento de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) – afirmam que os dentes de leite têm muito a revelar sobre o assunto.

Tanto Renê quanto Jeanne esperam desvendar se a criança, no pré-natal ou nos primeiros anos de infância, esteve exposta a algum agente tóxico e quais foram eles. Os pesquisadores justificam seus estudos, argumentando que a exposição a metais pode influenciar o desenvolvimento normal das crianças nesses períodos. Com o conhecimento, “será possível atuar para proteger as crianças, prevenindo várias doenças que podem afetar seu aprendizado e bom desenvolvimento”, adiantam.

Garantem os responsáveis que as pesquisas não oferecem nenhum risco às crianças pois apenas avaliarão os dentes que caíram naturalmente. E, para participar, basta que os pais guardem os dentes de leite que seus filhos estão perdendo e os orientem para entregar a seus professores na escola.

Mais informações: facebook.com/doeseudentinho ; reneseabra@usp.br ; jeannemelo@usp.br ; fone 16 3315.4014

Por: Rita Stella

Imagens: arquivo pessoal