Vestibular Fuvest tem novidades para o campus de Ribeirão Preto

As inscrições começam no próximo dia 13 de agosto, entre as novidades a Informática Biomédica, que remodelado investe em inovação curricular e empreendedorismo

Quem for prestar o próximo vestibular da Fuvest encontrará novidades nas opções oferecidas pelo Campus da USP em Ribeirão Preto para 2019. Além do novo bacharelado em Ciência da Computação, os candidatos poderão optar pelo remodelado curso de Informática Biomédica (IBM).

Fruto da reestruturação do bacharelado em IBM, que desde 2003 era ministrado conjuntamente pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) e de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), o Informática Biomédica (IBM) 2019, agora administrado apenas pela FMRP, apresenta aos futuros alunos um projeto pedagógico inovador, a começar pelo currículo aberto à internacionalização, com metade do curso composto apenas por disciplinas optativas.

Informa o coordenador do curso, professor Wilson Araújo da Silva Jr, do Departamento de Genética da FMRP, que o objetivo é formar líderes em atenção à saúde. E essa “mão de obra altamente qualificada” será treinada, principalmente nos dois últimos anos do curso, para encontrar soluções em quatro áreas: bioengenharia, imagens médicas, informação em saúde (e-saúde) e medicina genômica.

O perfil desse “profissional do futuro”, como ficou conhecido o informata biomédico da USP, deverá ser reforçado pelo desenvolvimento de disciplinas obrigatórias em período integral e transdisciplinar (unindo exatas com biologia), durante os dois primeiros anos, e optativas, nos dois últimos. Explica o professor Silva Junior que as disciplinas optativas serão escolhidas pelos alunos e seus respectivos professores-orientadores para contemplar o projeto que desenvolverão juntos.

Como são todas optativas, as disciplinas dos anos finais “poderão ser feitas aqui em Ribeirão Preto ou em São Carlos, São Paulo ou fora do país”, adianta o professor Silva Junior que acredita ser esse um diferencial que deverá estimular os alunos a criar mais e buscar novos conhecimentos, além de também atrair alunos de outras universidades e países.

A formação desses líderes contará com a ênfase ao empreendedorismo, “caráter que o curso já possui com as várias empresas criadas por ex-alunos de IBM”, lembra o professor. O incremento ao espírito empreendedor será dado, entre outros, pela parceria que os responsáveis pelo curso já fecharam com o Supera Parque de Tecnologia e Inovação de Ribeirão Preto, onde os alunos estudarão e transformarão suas ideias em produtos.

Além da Supera, os futuros informatas biomédicos trabalharão na solução de problemas de saúde nas Unidades do Complexo Acadêmico de Saúde, que tem o Hospital das Clínicas (HCRP) e o Hemocentro de Ribeirão Preto entre suas principais instituições. “Toda a infraestrutura para que os alunos trabalhem suas habilidades estarão disponíveis nas quatro áreas: imagens médicas (Centro de Imagens do HCRP); e-saúde (Centro de Informações em Saúde do Departamento de Medicina Social da FMRP); bioengenharia (Setor de Bioengenharia do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da FMRP) e genômica (Centro de Medicina Genômica)”, adianta o coordenador.

Tanto o bacharelado em IBM quanto em Ciência da Computação são desenvolvidos em quatro anos de período integral e oferecem 20 vagas cada.  A nova graduação em Ciência da Computação é o primeiro curso oferecido por uma universidade pública na região de Ribeirão Preto e atende demanda regional e nacional por profissionais da área. Leia mais aqui

As inscrições para o vestibular da Fuvest 2019 começam no dia 13 de agosto e, além das novidades dos novos bacharelados, os vestibulandos disputarão poderão disputar vagas na Música, um dos poucos oferecidos por instituição pública e gratuita no interior do Estado, e no pioneiro bacharelado em Física Médica, criado em 2000. Veja todos os cursos oferecidos pela USP em Ribeirão Preto no Manual da Fuvest 2019 aqui

Por: Rita Stella